05 dezembro 2018

Fusões e aquisições caem 11% no Brasil em novembro

De acordo com o Relatório Mensal da Transactional Track Record, em parceria com a LexisNexis e TozziniFreire Advogados, o mercado brasileiro fechou o mês de novembro com 55 transações, uma queda de 39,5% em relação ao mesmo período de 2017, quando foram anunciadas 91 operações. Os 26 negócios que tiveram seus valores revelados movimentaram um volume financeiro de mais de 8 bilhões de reais, 11% abaixo dos 9 bilhões somados no mês do ano anterior.

Os anúncios de compra e venda de participação envolvendo empresas brasileiras movimentaram, ao longo do ano, 173 bilhões de reais, um leve crescimento de 3% em comparação ao reportado em igual período do ano passado. Em número de operações, foram registrados 1016 negócios de janeiro a novembro, queda de 1,2% ante o total de transações nos mesmos meses de 2017.

O segmento Tecnologia segue como o mais movimentado do ano, em tendência que se mantém desde 2014. No mês, foram oito transações, que somadas às registradas no decorrer de 2018, acumulam o total de 206 operações, um crescimento de 21% sobre os resultados do ano anterior. O crescimento dos investimentos no setor acompanha a alta de 19% das aquisições estrangeiras nos segmentos de Tecnologia e Internet.

No apanhado do ano, Financeiro e Seguros aparece na segunda colocação, com 139 operações, alta de 38%, seguido por Saúde, Higiene e Estética, com crescimento de 24% para 107 transações. O segmento Distribuição e Varejo segue o caminho oposto, e as 98 operações de 2018 representam uma queda de 8%.

Private Equity e Venture Capital

Se 2018 têm trazido resultados abaixo do esperado em operações de M&A no país, o mesmo não pode ser dito sobre os investimentos de Venture Capital.

Foram registradas 188 operações desde janeiro, crescimento de 7% sobre o reportado no mesmo intervalo do ano anterior. As 123 transações que tiveram seus valores revelados totalizam 6,3 bilhões de reais em investimentos, crescimento de 140% sobre o período homólogo de 2017. Os fundos tiveram como alvos preferidos os segmentos Tecnologia, 99 operações no ano, Financeiro e Seguros, 41, Internet, 33, e Distribuição e Varejo, com 17.

Esses números refletem também o crescimento de 11% dos aportes de fundos de Venture Capital e Private Equity estrangeiros investindo em empresas brasileiras.

No panorama dos investimentos de Private Equity também há boas notícias. De janeiro a novembro, crescimento de 12% no total investido, alcançando 18,7 bilhões de reais, apesar da queda de 11% no número de negócios realizados, 81.

Em novembro, o balanço também foi positivo. As quatro operações registradas no mês revelaram valores que somados ultrapassaram a marca de 1,6 bilhão de reais.

Operações cross-border

Apesar da queda de 24% no interesse das empresas dos Estados Unidos por investimentos no Brasil, os norte-americanos seguem como os principais nvestidores estrangeiros no mercado nacional. Desde o início de 2018, as empresas norte-americanas já realizaram 98 aquisições, acumulando o total de 28 bilhões de reais investidos no país. Destas, 21 foram no setor de Tecnologia e 17 no segmento Financeiro e Seguros.

Em termos de valores aportados, detaque para os investimentos realizados por Reino Unido, 19, Canadá, 17, e Japão, 10, que no total por país ultrapassaram a casa dos cinco bilhões cada.

O setor de Tecnologia foi aquele que mais recebeu aportes de empresas estrangeiras em 2018. Destaque também para os segmentos Financeiro e Seguros, Distribuição e Varejo e Saúde, Higiene e Estética.

No caminho inverso, as empresas brasileiras realizaram 38 aquisições no mercado externo, tendo como alvo prioritário os Estados Unidos, onde foram realizadas 10 dessas operações, que somadas chegaram aos 3,7 bilhões de reais investidos. Entretanto, o valor aportado nas operações com empresas norte-americanas não foi suficiente para ultrapassar o investimento realizado na vizinha Argentina, onde foram transacionados mais de 4,7 bilhões de reais em oito operações ao longo do ano.

Mercado de capitais

O mercado de capitais brasileiro chega a novembro com números ainda inferiores ao ano passado. Porém, se em 2017 os 11 IPOs registrados somaram 20,7 bilhões de reais, 2018 ganhou um fôlego em termos de valores. No ano, as seis ofertas iniciais de ações lançadas no país levantaram 19,4 bilhões de reais.

Transação TTR do mês

A transação escolhida pelo TTR como a de destaque do mês foi a aquisição pelo grupo grupo chinês Fosun de uma participação de 69,14% da Guide Investimentos, numa operação avaliada em 287,9 milhões de reais. A Guide é uma empresa brasileira dedicada a oferecer serviços de corretagem de títulos e valores mobiliários. O Banco Indusval manterá uma participação minoritária representativa de 20% do capital social da Guide.

A Fosun foi assessorada na operação pelo escritório brasileiro Costa e Tavares Paes Advogados, e também pela firma norte-americana Paul Hastings. Por sua vez, o Banco Indusval foi assessorado pelo escritório Pinheiro Neto.

Ranking Assessores Financeiros e Jurídicos

O Ranking TTR de assessores financeiros por valores de transações é liderado pelo Banco Bradesco BBI, com acumulado de 60,5 bilhões de reais, resultantes da participação em 20 operações, seguido por Banco Itaú BBA, com 54,7 bilhões de reais, e Bank of America, com 48,1 bilhões de reais.

Já o Ranking de assessores jurídicos por valores é liderado pelo escritório Cescon, Barrieu Flesch & Barreto Advogados, com 56,9 bilhões de reais, seguido por Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados, com 53,8 bilhões de reais, fechando com TozziniFreire Advogados na terceira colocação, que acumulou 41,2 bilhões de reais. Leia mais em InvestimentoseNotícias 05/12/2018

05 dezembro 2018



0 comentários: