09 novembro 2018

EDP procura startups – e tem € 45 milhões para investir nelas

Empresa portuguesa promoveu pitches durante o Web Summit e continuará seleção com fundos específicos destinados ao Brasil

A empresa portuguesa de energia EDP abriu uma seleção de startups para a geração de inovação no setor. Participando do Web Summit em Portugal – onde também estão várias startups brasileiras –, a companhia originária do país ibérico anunciou ter separado € 45 milhões para investir nos “projetos mais promissores”.

Os valores sairão da EDP Ventures, e serão separados em três partes: para startups do Brasil, Portugal e, na última, para o restante do mundo. Nos últimos anos, segundo a empresa, já foram investidos € 27 milhões em iniciativas semelhantes.

No Web Summit, as startups foram conhecidas por meio de “conversas de elevador”: ou seja, os famosos pitches de um minuto, em que se tenta vender a ideia inovadora ao investidor.
Mas, mesmo após o evento, que termina hoje em Lisboa, a seleção irá continuar, de acordo com a empresa. Startups com soluções que podem ser aproveitadas no setor energético podem se cadastrar neste link com algumas informações básicas.

Segundo a EDP, o foco da seleção está em “energia limpa, soluções focadas nos clientes, armazenamento de energia, redes inteligentes e transformação digital”.

“Nos posicionamos como uma empresa que defende o espirito de partilha e pratica a inovação aberta, com parceiros de negócio que nos ajudam a enfrentar os desafios num setor em plena revolução. O Web Summit é o momento ideal para, em apenas três dias, conhecermos dezenas de startups com quem podemos vir a trabalhar e investir”, diz António Mexia, CEO do grupo EDP.

A empresa, inclusive, levou 13 startups para o Web Summit, onde tiveram a chance de se apresentar, participar em mesas redondas e participar de workshops. As brasileiras Delfos e 4Vants estão entre elas. Nos últimos anos de Web Summit, a EDP já promoveu mais de 400 pitches, selecionando mais de 100 startups para reuniões e lançando 20 projetos-pilotos com algumas delas.

No Brasil, a EDP atende cerca de 3,4 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo. Recentemente a companhia adquiriu quase 15% de participação na Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc). Leia mais em epocanegocios 09/11/2018

09 novembro 2018



0 comentários: