22 novembro 2018

Controladora da OLX no Brasil, unidade da Schibsted foca em aquisições

O desmembramento planejado permitirá que as atividades de propaganda sejam expandidas através de fusões e aquisições em três continentes

O desmembramento planejado do grupo norueguês de mídia Schibsted, um dos controladores do site de classificados OLX no Brasil, permitirá que suas atividades de propaganda sejam expandidas através de fusões e aquisições em três continentes, afirmou o presidente da empresa à Reuters.

A divisão, anunciada em setembro e apoiada por grandes investidores, verá a divisão MPI da Schibsted, que inclui marcas internacionais como a francesa Leboncoin, a OLX e a britânica Shpock, listadas separadamente no ano que vem.

"A MPI terá um bom crescimento orgânico, mas também terá uma 'licença para expansão', o que significa que estamos bem posicionados para participarmos de consolidações futuras, e nós vamos avaliar aquisições", disse o presidente-executivo da Schibsted, Rolv Erik Ryssdal, à Reuters em entrevista.

"Para a MPI estamos avaliando aquisições na Europa e em mercados emergentes selecionados onde já estamos presentes, principalmente na América Latina e no Norte da África", acrescentou.

Ryssdal, que deixará seu cargo atual para comandar a nova empresa na cidade espanhola de Barcelona, não revelou o poder de fogo que terá para futuros acordos.

As ações da Schibsted chegaram a um recorde de 333 coroas norueguesas quando a empresa anunciou a separação em 18 de setembro, e hoje são negociadas a 286 coroas, alta de 22 por cento no ano, avaliando a empresa em 65 bilhões de coroas norueguesas (7,6 bilhões de dólares).

Enquanto a nova firma irá gerar apenas um quarto das receitas do grupo e empregar um terço da equipe de 8 mil funcionários, seu maior crescimento em potencial significa que ela poderá representar 60 por cento do valor de mercado, segundo a corretora Pareto Securities.
A Schibsted irá manter seus jornais e empresas de propaganda online nórdicas.

"A MPI será uma grande empresa por si própria. Será a maior empresa focada em classificados na Europa, então eu acho que a empresa está muito bem posicionada para desempenhar um papel ativo em consolidações", disse Ryssdal. Leia mais em epocanegocios 21/11/2018



22 novembro 2018



0 comentários: