30 novembro 2018

Confiança empresarial tem maior patamar desde abril de 2014, nota FGV

A confiança empresarial teve alta em novembro e registrou o maior nível desde abril de 2014, apontou a Fundação Getulio Vargas (FGV). O Índice de Confiança Empresarial (ICE) subiu 3,8 pontos ante outubro, para 95 pontos. Na métrica de média móveis trimestrais, o índice avançou 1,1 ponto.

"A expressiva alta do ICE em novembro confirma que a confiança empresarial vinha sendo afetada nos meses anteriores pelas exacerbadas incertezas associadas ao período eleitoral deste ano. Ao atingir o maior nível desde o início da recessão de 2014-2016, o índice se aproxima do nível neutro de 100 pontos, que configura uma situação de normalidade em termos históricos. A evolução no mês foi determinada principalmente pela melhora das expectativas, que retratam um moderado otimismo com a evolução da economia nos primeiros meses do novo governo" afirma Aloisio Campelo Jr., Superintendente de Estatísticas Públicas da FGV IBRE.

Entre os componentes, o Índice de Situação Atual, que mede a percepção dos empresários sobre o momento atual da economia, avançou 1,4 ponto, para 89,9 pontos, após três quedas consecutivas. O Índice de Expectativas (IE-E), teve elevação de 3 pontos, para 102,0 pontos. É a primeira vez que o IE-E ultrapassa o nível de 100 pontos desde novembro de 2013 (100,3).

Pela primeira vez em 2018, houve aumento da confiança de todos os setores que integram o ICE.

Na métrica de médias móveis trimestrais, a variação foi negativa apenas na Indústria (1,8 ponto), cuja confiança agora converge com a dos segmentos de serviços e do comércio, após ter caminhado acima dos outros três segmentos desde janeiro de 2015.

A confiança da construção continua sendo a mais baixa entre os quatro setores, mas o avanço de novembro é uma boa notícia.

Em novembro, houve alta da confiança em 84% dos 49 segmentos que integram o ICE, que

consolida os índices de confiança dos quatro setores cobertos pelas sondagens empresariais produzidas pela FGV: Indústria, Serviços, Comércio e Construção. Valoronline  Leia mais em gsnoticias 30/11/2018

30 novembro 2018



0 comentários: