26 setembro 2018

Cade aponta aprovação de aquisição pela Omega

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) concluiu pela aprovação sem restrições da aquisição pela Omega de 50% do capital social das empresas que compõem o Complexo Pirapora. Essa operação levou à aquisição de 50% da participação societária da Omega nas empresas Alvo, detidas pela EDF EM e pela CSI UK. Esses negócios envolvem R$ 1,1 bilhão.

"A operação gera sobreposição horizontal no mercado de geração de energia elétrica", informou a superintendência do Cade. Por outro lado, o órgão antitruste não identificou riscos à competição do mercado a partir do negócio entre essas empresas.

"As partes esclareceram que a totalidade da energia que será gerada pelo complexo pelos próximos 20 anos já foi negociada, disponibilizada e comercializada no Ambiente de Contratação Regulado por meio de contratos provenientes de leilões, cujos preços são pré-determinados, corrigidos por um determinado índice inflacionário", continuou o Cade. "Conclui-se que a operação não suscita problemas anticoncorrenciais", ressaltou a superintendência.

Em outro negócio, a superintendência-geral do Cade deu parecer favorável à compra da Energias de Portugal (EDP) pela estatal China Three Gorges (CTG). O órgão concluiu que o negócio, que movimentou ? 9,07 bilhões, em maio passado, não afeta o comércio no Brasil. "Diante das informações apuradas, em especial a baixa participação de mercado, conclui-se ser a operação proposta incapaz de alterar significativamente a estrutura dos mercados de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica em todos os cenários considerados e recomenda-se, pois, a sua aprovação, sem restrições", disse o Cade. por Valor Online Leia mais em gsnoticias 26/09/2018

26 setembro 2018



0 comentários: