26 junho 2018

BB Seguridade vende divisão SH2 para Mapfre por R$ 2,4 bi

Área reúne ramos de seguros automotivo e de grandes riscos

A BB Seguridade concluiu nesta terça-feira a venda de sua fatia numa joint venture para a sócia Mapfre, negócio que inclui seguros automotivo e de grandes riscos, por 2,4 bilhões de reais, numa tentativa de melhorar os níveis de rentabilidade.

O acordo, que vinha sendo costurado desde fevereiro, permitirá à BB Seguridade, que reúne os negócios de seguros e previdência do Banco do Brasil, tenha um consumo de capital 1,8 bilhão de reais menor, valor que será distribuído aos acionistas como um dividendo extraordinário.

"Temos expectativa positiva de que possa acontecer ainda neste ano", disse o presidente da BB Seguridade, José Maurício Pereira Coelho, à Reuters, referindo-se ao pagamento extra, o que deve implicar um dividend yield adicional equivalente a 3,6 por cento em 2018.

O movimento conclui um esforço da BB Seguridade para sair de áreas de negócios como seguro automotivo e grandes riscos, que têm tido receitas fracas e exigido grandes somas de capital, num momento em que as receitas financeiras cadentes, pressionando ainda mais o lucro do grupo.

Às 10h45, as ações da BB Seguridade subiam 0,2 por cento, enquanto o Ibovespa recuava 0,3 por cento.

No primeiro trimestre, o lucro da BB Seguridade caiu 8,6 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto o retorno anualizado sobre o patrimônio líquido médio teve queda de 6,9 pontos percentuais ano a ano. A expectativa da empresa é de que esse indicador tenha uma virada em 2019.A operação depende de aval de reguladores incluindo Banco Central, do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Segundo Coelho, o movimento também permitirá à BB Seguridade também elevar seus níveis de rentabilidade mais adiante, já que a saída de ramos como seguro automotivo e grandes riscos, vai também consumir menos capital no futuro."Isso deve elevar bastante o retorno sobre o patrimônio líquido", disse Coelho. "Vamos precisar de menos capital para ter mais lucro".

Há vários trimestres, os principais executivos da BB Seguridade vinham mostrando insatisfação com o desempenho de negócios do segmento SH2, que têm pressionado o lucro do grupo e simultaneamente exigido maiores alocações de capital.

O grupo Mapfre manterá a exclusividade na venda dos seguros de automóvel e de grandes riscos no canal bancário do BB. A Mapfre também leva a Brasilveículos, negócio cujo valor poderá sofrer ajustes até 2031, com base em métricas de desempenho.  Leia mais em dci 26/06/2018


26 junho 2018



0 comentários: