26 junho 2018

Advent compra unidade de energia distribuída da GE por US$3,25 bi

O grupo norte-americano Advent fechou acordo para comprar a unidade de energia distribuída da também norte-americana General Electric por 3,25 bilhões de dólares, disseram as companhias nesta
segunda-feira, marcando a saída a GE de um setor que tem crescido rapidamente na indústria de energia.

A GE colocou à venda a unidade, que fabrica os motores à gás recíprocos Jenbacher e Waukesha, como parte de um plano de três anos de desinvestimentos em ativos industriais no valor de cerca de 20 bilhões de dólares. A GE espera conseguir até 10 bilhões de dólares com esses negócios neste ano.

A venda, que deve ser fechada no quarto trimestre, destaca a crescente demanda por motores recíprocos por empresas de energia, que combinam esses equipamentos com geradores eólicos e
solares.

Uma vez que esses motores têm partida rápida, eles podem ser acionados como substitutos quando há falta de sol e vento e desligados quando não forem necessários, conservando combustível. Grandes turbinas de energia não têm partida tão rápida, e assim precisam ser mantidas girando em capacidade moderada mesmo quando há ampla oferta de energia eólica ou solar.

"A energia distribuída é um ativo fantástico", disse o sócio-diretor da Advent International, Ranjan Sen. "O negócio tem potencial significativo de crescimento em escala global e funcionários talentosos por todo o mundo."

A Advent planeja "investir substancialmente" em áreas críticas como o portfólio de produtos, a rede de serviços e digitalização, adicionou ele, para melhorar a posição de mercado da empresa.

A Advent superou a fabricante de motores Cummins nas fases finais da disputa pela aquisição da unidade da GE. Os fabricantes Kohler e Wartsila e a empresa de investimentos KKR chegaram a avaliar o negócio, mas desistiram anteriormente, disseram pessoas próximas do assunto.

A aquisição pela Advent avaliou a empresa em cerca de 11,2 vezes o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) estimado para 2018, de quase 290 milhões de dólares, disse uma das fontes. A empresa teve no ano passado uma receita de 1,3 bilhão de dólares. (Por Alwyn Scott, Arno Schuetze e Hans Seidenstücker) Leia mais em ultimoinstante 25/06/2018

26 junho 2018



0 comentários: