21 maio 2018

Microsoft investe em inteligência artificial e quer Cortana capaz de dialogar

Com aquisição da Semantic Machines, a empresa terá um novo centro de desenvolvimento na Califórnia e leva à sua equipe um dos responsáveis pela Siri

Dona da assistente virtual Cortana, a Microsoft anunciou hoje novos investimentos para dar um salto na produção de ferramentas dotadas de inteligência artificial. Em um negócio cujo valor não foi revelado, a companhia fundada por Bill Gates adquiriu a startup Semantic Machines, baseada em Berkeley, Califórnia.

No anúncio de seu novo investimento, a Microsoft se diz empenhada em elevar o nível da “inteligência artificial conversacional”, caracterizada por bots de atendimento virtual e pelas assistentes de sistemas operacionais, como Cortana, Siri e Alexa. Segundo a empresa, por mais que avanços tenham sido obtidos, até hoje essa tecnologia ainda se encontra em um nível básico de resposta a estímulos.

“Pesquisadores de inteligência artificial deram grandes passos nos anos recentes, mas ainda estamos começando a ensinar computadores a entender o contexto completo da comunicação humana. A maioria dos bots e assistentes inteligentes respondem a simples comandos e consultas, como dar a previsão do tempo, tocar uma música ou registrar um lembrete, mas não são capazes de entender o sentido de frases e conduzir conversas. Para uma comunicação rica e efetiva, esses assistentes precisam ter condições de estabelecer um diálogo natural, em vez de apenas responder a perguntas”, explica a empresa em seu blog.

Com a aquisição, a Microsoft leva ao seu time profissionais especialistas no aprendizado de máquinas, como o cientista Larry Gillick, que atuou como chefe do desenvolvimento do discurso da assistente da Apple, Siri. “Combinando a tecnologia da Semantic com os avanços da Microsoft em inteligência artificial, pretendemos entregar experiências poderosas, naturais e mais produtivas ao usuário, que irão levar a computação conversacional a um novo nível”, promete a dona dos sistemas Windows.

Parte desse projeto será estabelecer um novo centro de desenvolvimento de inteligência artificial em Berkeley, onde a Semantic já atua. Além da Cortana, a gigante norte-americana pretende usar os avanços para aperfeiçoar a XiaoIce, um chatbot pensado para as culturas orientais que já teve, segundo a Microsoft, mais de 30 bilhões de conversas com seres humanos na China, no Japão, na Índia e na Indonésia. Leia mais em epocanegocios 21/05/2018

21 maio 2018



0 comentários: