21 maio 2018

Cade aprova joint venture entre Daimler e BMW

Operação proposta não resultará na transferência de ativos localizados no Brasil

 A Superintendência-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a operação de joint venture entre Daimler e BMW na área de mobilidade.

Segundo despacho publicado nesta segunda-feira no Diário Oficial da União, a operação proposta visa a constituição e o compartilhamento pelas duas empresas do controle de seis joint ventures específicas.

O acordo entre as empresa inclui as unidades de compartilhamento de veículos DriveNow e car2go, da BMW e da Daimler, respectivamente, assim como serviços de estacionamento e recarga de baterias.

A operação proposta não resultará na transferência de ativos localizados no Brasil. No entanto, a notificação da operação deve-se, principalmente, à presença no Brasil do negócio ChargeNow, da BMW, e de sua incorporação a uma das joint ventures a serem formadas.

A ChargeNow envolve, sobretudo, o fornecimento de acesso a estações de carregamento de veículos elétricos de operadoras diversas.

Segundo o Cade, as empresas informaram que os serviços de carregamento de veículos elétricos relacionados à operação no país são “levados a termo por parceiro independentes e que essas atividades não geram faturamento para a BMW”.

Em sua decisão, a Superintendência-geral da autarquia disse entender que a operação “não tem capacidade de geração de impacto concorrencial negativo sobre o mercado brasileiro de prestação de serviços de modalidade urbana”. Leia mais em exame 21/05/2018

21 maio 2018



0 comentários: