14 abril 2018

Compra da Takata é concluída e empresa passa a se chamar Joyson Safety Systems

No Brasil, onde empresa tem fábricas, novo nome já é adotado e operação segue sem alteração

A fabricante de airbags Takata, responsável pela produção dos airbags que geraram o megarecall global, foi comprada pela empresa Key Safety Systems. O processo de fusão das companhias foi concluído na terça-feira (10) desta semana e já trouxe mudanças para a operação da companhia no Brasil.

A partir de agora, a nova empresa se chama Joyson Safety Systems e segue operando no nosso país normalmente. Isso porque a Takata possuía três fábricas no Brasil: em Mateus Leme (MG), Pissarras (SC) e Jundiaí (SP). É nesta última, no interior de São Paulo, que a companhia segue fabricando airbags. Em 2016, em meio ao escândalo do megarecall global, Autoesporte visitou o local com exclusividade e entrevistou Airton Evangelista, àquela época presidente da Takata América do Sul.

"Aqui no Brasil não sofreremos nenhum impacto e as operações continuam normalmente", diz nota da Joyson Safety Systems enviada à Autoesporte. Segundo os representantes da companhia, a filial brasileira da empresa contratou nos últimos meses novos funcionários "diante da expectativa de novos negócios" que podem ser adquiridos em breve.

A Takata ficou mundialmente conhecida por conta do megarecall global de airbags. Isso porque um determinado tipo de airbags fabricado pela companhia se revelou perigoso, com potencial de explodir e causar mortes de motoristas e passageiros. No total, os airbags equipam mais de 100 milhões de carros em todo o mundo. Conforme Autoesporte antecipou, o defeito atinge mais de 3 milhões de carros vendidos no Brasil.

A falha é potencializada de acordo com o clima da região por onde o carro circula. Regiões quentes e úmidas representam risco maior. Questionado se isso torna os carros vendidos com o airbag defeituoso no Brasil são potencialmente mais perigosos do que os de outras regiões, Evangelista afirma: "Podemos dizer que sim. Agora, por aqui não temos nenhum caso registrado. Para todo mundo que eu puder recomendar, digo: faça o recall do seu carro". por GUILHERME BLANCO MUNIZ Leia mais em revistaautoesport 13/04/2018

14 abril 2018



0 comentários: