30 abril 2018

Chinesa Baidu vai vender fatia majoritária de unidade de serviços financeiros por US$1,9 bi

A chinesa Baidu informou que vai vender uma fatia majoritária em seu negócio de finanças por cerca de 1,9 bilhão de dólares para um consórcio liderado pelo TPG Capital Management e pelo Carlyle Group, conforme busca aprofundar seus avanços em serviços financeiros.

O investimento dará à Baidu o poder que precisa para diminuir a liderança que o Alibaba Group Holding e a Tencent Holdings assumiram em serviços financeiros, e também para encontrar fontes de receita de fora do seu negócio de buscas na internet.

O acordo dá a investidores estrangeiros uma participação indireta significativa em uma variedade de serviços financeiros lucrativos do país e surge no momento em que Pequim abre o setor financeiro da China para mais investimento estrangeiro.

O acordo da Baidu soma-se a uma enxurrada de negócios de captação de recursos por empresas chinesas de tecnologia, incluindo Ant Financial Services Group e o braço financeiro da JD.com, que visam responder a demanda crescente por serviços digitais, especialmente no setor financeiro.

O acordo deve ser concluído no segundo semestre do ano e avalia a Baidu's Financial Services Group (Baidu FSG) em quase 4 bilhões de dólares, disse uma fonte com conhecimento direto do assunto, que se recusou a ser identificada porque a informação é privada.

A Baidu se recusou a comentar sobre o valor da unidade.

De acordo com a estrutura do acordo, 840 milhões de dólares serão levantados pela Baidu FSG, que até o momento pertence 100 por cento à Baidu, por meio de emissão de novas ações, disse a Baidu em um comunicado de domingo.

O valor restante de 1,06 bilhão de dólares será levantado pela empresa controladora com a diminuição de sua participação na unidade.

A Baidu FSG gerencia o sistema de pagamento Baidu Wallet, um serviço online de crédito e uma plataforma de gestão de fortunas.Por Julie Zhu e Sijia Jiang (Reuters) -  Leia mais em dci 30/04/2018

30 abril 2018



0 comentários: