16 abril 2018

Cade aprova venda de ativos de siderurgia da ArcelorMittal Brasil para Simec

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a venda de ativos produtivos da ArcelorMittal Brasil para o grupo mexicano Simec, de acordo com despacho publicado nesta segunda-feira no Diário Oficial da União.

A venda de ativos de produção de aços longos e em trefilação da ArcelorMittal no Brasil foi uma das condições impostas pelo Cade para aprovação, em fevereiro, da aquisição da Votorantim Siderurgia pela companhia.

O Cade não especificou quais ativos específicos estão sendo vendidos e por qual preço.

O grupo AcelorMittal é o maior produtor de aço do mundo, atuando em diversos segmentos dos mercados de aços longos (laminados e trefilados) e aços planos (placas e laminados), enquanto as principais atividades do grupo mexicano incluem a produção de aços longos, comuns e especiais.

No Brasil, a Simec tem uma usina de aços longos em Pindamonhangaba (SP), com capacidade para 400 mil toneladas por ano. Reuters leia mais em dci 16/04/2018
=======

ArcelorMittal conclui processo de transferência de ativos

ArcelorMittal conclui processo de transferência de ativos para aprovação de compra da Votorantim Siderurgia

Operação faz parte de acordo celebrado com o CADE

A ArcelorMittal Brasil informa que concluiu as negociações, relacionadas à venda dos dois pacotes de ativos definidos em acordo com o  Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) como condição para aprovação da aquisição da Votorantim Siderurgia em 07/02.

O primeiro pacote é constituído das plantas industriais de Cariacica, no Espírito Santo; Itaúna, em Minas Gerais; e de equipamentos de trefilação. O comprador desse pacote de ativos é o grupo mexicano Simec S.A.B. de C.V. Já o segundo pacote de ativos compreende outros equipamentos de trefilação, e foram adquiridos pela siderúrgica Aço Verde do Brasil (MA).

A partir do início de maio, as unidades de Cariacica e Itaúna, bem como seus cerca de 600 empregados, serão transferidos para o grupo Simec. Os ativos de trefilação serão transferidos à Simec e à Aço Verde do Brasil ao longo dos meses de maio e junho. “Iniciamos um novo ciclo da ArcelorMittal no mercado brasileiro. A empresa possui uma trajetória marcada por integrações e crescimento contínuo no país e no mundo. A integração com a Votorantim Siderurgia é estratégica, marca a nossa liderança no segmento de aços longos e permitirá a ampliação do nosso portfólio de produtos e soluções, bem como a redução de custos, o aumento da produtividade e a conquista de novos clientes”, afirma Jefferson De Paula, CEO ArcelorMittal  Aços Longos Américas do Sul, Central e Caribe.

Com a integração, o segmento de aços longos da ArcelorMittal Brasil terá capacidade de aproximadamente 5 milhões de toneladas por ano, tornando-se a maior produtora de aços longos do Brasil. O mix de produtos das unidades adquiridas é compreendido essencialmente por vergalhão, fio-máquina, produtos transformados para a construção civil, perfis leves e médios. No Brasil, a empresa possui operações de aços longos, aços planos e mineração, com capacidade de produzir em torno de 12,5 milhões de toneladas de aço bruto e 7,1 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. Leia mais em arcelormittal 26/04/2018


16 abril 2018



0 comentários: