07 março 2018

Locaweb compra Cluster2GO com a cabeça nas nuvens

Esta é a quinta aquisição da Locaweb nos últimos 6 anos com foco em e-commerce e cloud computing

A Locaweb, conhecida empresa do início do ambiente da internet brasileira no final dos anos 1990, está cada vez mais com a cabeça nas nuvens. Ela, que até uma década atrás era somente uma empresa de hospedagem de sites e serviços, está se transformando em um dos principais competidores nacionais dos serviços em nuvem. E para ampliar sua participação nessa área, a Locaweb acabou de fechar a compra de 100% da Cluster2Go. Esta é a quinta aquisição da companhia nos últimos 6 anos com foco em e-commerce e cloud computing.

Até agora, a Locaweb oferecia o serviço de nuvem privada – quando uma empresa contrata espaço em um data center para levar seus softwares e dados para fora da companhia. Ela também permitia que seus clientes usassem sua plataforma para armazenar dados nas chamadas nuvens públicas – geridas por gigantes internacionais como Amazon (AWS), Microsoft e Google. Com a compra da Cluster2Go, agora, ela poderá gerenciar nuvens híbridas, o que permite aos usuários ganhar escala e flexibilidade com a nuvem pública, mas guardar informações críticas na privada.

A Locaweb preferiu não divulgar os números da operação, mas ela espera que o faturamento total do grupo alcance R$ 400 milhões em 2018 com a incorporação da Cluster2Go. O braço de soluções corporativas da companhia, o Locaweb Corp, deve ter 35% de aumento em suas receitas. A Cluster2Go, com 18 anos de mercado, possui cerca de 200 clientes, entre eles estão alguns grandes como Cielo, Roche, Dotz e Banco Volks, e forte relação com AWS e Microsoft.

Segundo Alexandre Glikas, diretor geral da Locaweb Corp, a negociação durou apenas sete meses, mas o namoro já havia começado anteriormente. “Já tínhamos essa ideia há algum tempo, quando eles se tornaram nossos clientes”, diz Glikas.

Do outro lado, o fundador da Cluster2Go, Fábio Vieira, comemora a venda. “A Cluster2GO conquistou um espaço relevante no mercado nacional para atuar na transformação digital de algumas das maiores empresas do país. E nada melhor do que começar o ano em uma nova fase”, afirma Vieira.

Apesar da aquisição, a Locaweb não acabará com a marca da Cluster2Go. De acordo com Glikas, a agora subsidiária se tornará um braço sob a supervição da divisão Corp. Os fundadores, Fábio Vieira, Paulo Piccini e Diego Santos vão continuar à frente da Cluster2Go, mas reportarão a Glikas.Machado da Costa Leia mais em istoedinheiro 06/03/2018

07 março 2018



0 comentários: