08 março 2018

B2W muda comando e cria braço para 'novos negócios'

A B2W, controlada pela Lojas Americanas, informou ontem a sua primeira mudança no alto comando em mais de uma década - e que abre terreno para o avanço na criação de "novos negócios" e numa integração maior entre B2W e Lojas Americanas.

A atual presidente, Anna Saicali, deixará a função para se tornar presidente do conselho de administração da B2W. Com isso, Marcio Cruz, diretor comercial estatutário da companhia, há cerca de 20 anos no negócio, será o novo CEO a partir de 1º de junho.

O atual presidente do colegiado, Miguel Sarmiento Gutierrez, deixará o cargo. Controlada pela Lojas Americanas, a B2W reúne marcas como Americanas.com, Submarino e Shoptime.

O anúncio ocorre em meio a um movimento crucial para a operação, com a migração acelerada do negócio de venda direta ao consumidor para o "marketplace" (shopping virtual), que exige da companhia uma virada no modelo de negócios. Esse processo foi liderado por Anna Saicali. A companhia caminha para um formato de empresa digital, de prestação de serviços aos lojistas hospedados no marketplace, com foco em tecnologia e logística - algo que consome bem menos caixa do que a operação de venda ao cliente.

A entrada de Anna no conselho abre espaço para que ela lidere um braço dedicado a " negócios disruptivos" ou "novos negócios". Anna será presidente do que batizou de IF (Inovação e Futuro), para criar e acelerar esses "novos negócios", que, maduros, serão integrados às estruturas da B2W e da Lojas Americanas. A IF se tornará, mais à frente, uma empresa com operação transversal à B2W e Lojas Americanas, apurou o Valor.

Na noite de ontem, questionado por jornalistas, Fabio Abrate, diretor financeiro da B2W, preferiu não dar detalhes a respeito desses projetos. Disse que a companhia estuda iniciativas relacionadas, por exemplo, à área financeira, com meios de pagamento. Magazine Luiza e Via Varejo estudam caminhos semelhantes.

É possível concluir que essa mudança anunciada na empresa pode abrir terreno para maior integração entre B2W e Lojas Americanas - a empresa informou em documento ao mercado que a IF será responsável pela geração de "sinergias entre os negócios", pelos laboratórios digitais e "por liderar a transformação digital".

Além da IF, a B2W decidiu criar a Let's - Logística e Distribuição, "para estabelecer uma gestão compartilhada de seus respectivos ativos de logística e distribuição [da B2W e da Lojas Americanas]". O diretor José Timotheo de Barros será o CEO da Let's. Hoje, não há uso unificado de centros de distribuição de B2W e Lojas Americanas, que são negócios separados - mas tem mesmos sócios controladores, entre eles, Jorge Paulo Lemann.

Via Varejo e Magazine Luiza, rivais da B2W, já tem operações on-line e de lojas integradas. Como são um único negócio, têm uma estrutura de logística única. Jornalista: Adriana Mattos Fonte:Valor Econômico Leia mais em portal.newsnet 07/03/2018

08 março 2018



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