01 junho 2017

Linde e Praxair aprovam fusão para criar líder global de gases de US$ 73 bi

Nova holding será incorporada na Irlanda; expectativa é que o acordo seja fechado no segundo semestre de 2018

Os conselhos de administração da Linde e da Praxair votaram, nesta quinta-feira, pela fusão das duas empresas, criando uma líder global de gases industriais de 73 bilhões de dólares, potencialmente representando a última grande movimentação de uma onda de fusões que resultou em um mercado altamente consolidado.

O negócio combinará a eficiência operacional da norte-americana Praxair, que é forte nos EUA, com a ampla presença na Europa e na Ásia da alemã Linde, enfrentando a gigante francesa Air Liquide.

A nova holding será incorporada na Irlanda - onde os funcionários não têm os direitos de co-determinação que têm na Alemanha, parte da estratégia da empresa. A maioria das atividades de governança, incluindo reuniões do conselho, ocorrerá no Reino Unido.

O sindicado IG BCE criticou a administração da Linde por não ter buscado mais ativamente um consenso com os funcionários, como é norma na Alemanha.

Já Matthias Machnig, secretário de Estado do Ministério de Economia alemão disse que "a oportunidade de ganhar a aceitação dos trabalhadores para a fusão prevista foi, infelizmente, perdida com a decisão de hoje no conselho de supervisão".

As empresas elevaram seu objetivo de redução de custos da fusão de 1 bilhão para 1,2 bilhão em três anos - incluindo programas de eficiência já iniciados.

A expectativa é que o acordo seja fechado no segundo semestre de 2018, segundo ambas as companhias.

Aos acionistas da Linde foi oferecido 1,54 ação da nova empresa por cada ação da Linde que detêm, enquanto aos acionistas da Praxair será oferecido uma por uma - levando a uma divisão de aproximadamente 50:50. Reuters Leia mais em dci 01/06/2017

01 junho 2017



0 comentários: