31 março 2017

Petrobras aponta cinco vendas de ativos que serão reiniciadas

Segundo a empresa, foi aprovada na quinta-feira "a construção de sua nova carteira de desinvestimentos"

A diretoria da Petrobras indicou cinco grupos de ativos que terão os processos de venda reiniciados nas próximas duas semanas para seguir determinações do Tribunal de Contas da União, segundo comunicado ao mercado nesta sexta-feira.

O comunicado aponta que deverão entrar na nova carteira de desinvestimentos a venda de participação na BR Distribuidora; a venda da concessão dos campos de Baúna e Tartaruga Verde; a venda de participação no campo de Saint Malo, no Golfo do México; a cessão de concessões em águas rasas nos Estados de Sergipe e Ceará e a cessão de um conjuntos de campos terrestres.

Segundo a empresa, foi aprovada na quinta-feira “a construção de sua nova carteira de desinvestimentos”.

A empresa salientou, contudo, que as medidas não interferem no cumprimento na meta de parcerias e desinvestimentos estabelecida no Plano Estratégico, de arrecadar 21 bilhões de dólares no biênio 2017/2018.

Em 15 de março, o TCU revogou com ressalvas uma medida cautelar que suspendia a venda de ativos da Petrobras, mas obrigou a maior parte dos processos, inclusive o da BR Distribuidora, a voltar à estaca zero.

Naquela decisão, o TCU chegou a liberar o prosseguimento da venda de Tartaruga Verde (fatia de 50 por cento), Baúna (100 por cento) e dos ativos em águas profundas do Golfo do México no estágio em que se encontravam, mas agora a Petrobras indicou que eles deverão também ser vendidos em um processo totalmente novo.

Reportagem da Reuters na quarta-feira mostrou que a Petrobras informou à Justiça que a australiana Woodside Petroleum, que seria parceira da Karoon na tentativa de adquirir os ativos em Tartaruga Verde e Baúna, teria desistido do processo devido à demora para concluir a venda ampliada por dificuldades relacionadas a “infundado questionamento judicial”.

Já no caso do campo de Saint Malo, a petroleira disse nesta sexta-feira que a venda “não terá prosseguimento em razão do processo não ter alcançado os resultados esperados”, sem dar outros detalhes.

A Petrobras afirmou esperar que dentro de duas semanas os projetos que integrarem efetivamente a nova carteira e que estiverem aptos a iniciar a fase de estruturação serão prontamente iniciados e, posteriormente, divulgados ao mercado.

A estatal destacou que três processos –a venda de 90 por cento da Nova Transportadora do Sudeste (NTS), a venda da Liquigas e a venda da Petroquímica Suape e Citepe–, todos com os contratos assinados, continuam normalmente. Reuters Leia mais em exame 31/03/2017

31 março 2017



0 comentários: