03 março 2017

Embraco adquire o controle da UpPoints, startup de Florianópolis

Em mais um passo rumo à diversificação de atividades, a Embraco, de Joinville, líder mundial em tecnologia para compressores herméticos de refrigeração, adquiriu o controle acionário da startup de Florianópolis UpPoints, que desenvolveu um sistema inovador de reconhecimento de imagens sobre performance em ponto de venda.

A multinacional, que integra o grupo americano Whirlpool, também dono das marcas Consul e Brastemp, não revelou o valor do negócio, mas explicou que a UpPoints foca em tecnologia disruptiva que visa contribuir com o gerenciamento dos negócios de grandes marcas no varejo. Os fundadores da startup Cristian Fernandes e Graciliano Passos seguem como acionistas e diretores da empresa nas áreas comercial e de tecnologia. A startup Farm também segue como sócia.

Com imagens de prateleiras em tempo real, o sistema da startup envia dados que podem ser usados estrategicamente pelos varejistas.

- Trata-se de uma tecnologia disruptiva que utiliza inteligência artificial e algoritmos com uma solução acessível e escalável – explicou, sobre o software, José Glorigiano (foto logo abaixo), presidente da UpPoints.

Com um forte centro de pesquisas em Joinville e 600 profissionais nessa área no mundo, a Embraco, há anos, busca alternativas para diversificação de atividades. Entre outras inovações, criou colete térmico e sistema de ventilação para notebook, mas não avançou nesses produtos. Além da refrigeração doméstica, a empresa atua com refrigeração comercial. Hoje, tem 11 unidades de negócios, fábricas no Brasil, México, Eslováquia, Itália e China, e 11 mil colaboradores no mundo.

 - Na Embraco, inovação é feita em tecnologia dos produtos, e também em negócios, serviços e processos. Como multinacional do segmento da refrigeração nosso papel é investir em pesquisa científica, e também identificar startups e novos modelos de negócio e combiná-los de forma inteligente – disse Eduardo Andrade (primeira foto deste espaço), vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento e Novos Negócios da companhia.

Uma das mais inovadoras do mundo no seu setor, a Embraco está entre as companhias brasileiras com mais patentes vigentes. São 1.700 globalmente. Há mais de 30 anos, mantém uma parceria na área de pesquisa com a UFSC que garantiu avanços expressivos em redução do consumo de energia e outros, incorporados aos compressores.  Estela Benetti Leia mais em dc.clicrbs 01/03/2017

03 março 2017



0 comentários: