16 março 2017

Baidu cancela fundo de US$60 mi para startups brasileiras

O Easterly Ventures tinha como objetivo investir em startups brasileiras que estivessem em fase de crescimento, com modelo de negócios já definido

Baidu:“Novos investimentos deverão focar-se em tecnologias e serão conduzidos a partir de nossa matriz e não mais por fundos locais”, afirma a empresa (Brent Lewin/Bloomberg)

A gigante da internet chinesa Baidu cancelou seu fundo de investimentos de 60 milhões de dólares focado no Brasil.

Criado em setembro do ano passado, o Easterly Ventures tinha como objetivo investir em startups brasileiras que estivessem em fase de crescimento, com modelo de negócios já definido e base de usuários.

O plano era aplicar recursos em 10 a 15 empresas do país em troca de participações minoritárias. O Baidu é dono do site de compras coletivas Peixe Urbano no Brasil.

Em fevereiro, o executivo Liu Wei foi escolhido como presidente do Baidu Ventures, responsável pela política de investimentos da companhia e pelos fundos de investimento regionais que a empresa possui. Wei assumiu o cargo promovendo mudanças na operação.

Conforme antecipado por EXAME Hoje, Wei foi o principal responsável pelo fim das negociações em que o Peixe Urbano pretendia adquirir a operação brasileira do americano Groupon (comprada mais tarde pelo grupo chileno Mountain Nazca).

A assessoria do Baidu confirmou, por meio de nota, que seu fundo será encerrado. “Novos investimentos deverão focar-se em tecnologias e serão conduzidos a partir de nossa matriz e não mais por fundos locais”, afirma a empresa.

O Baidu ressaltou também que “mantém sua posição de confiança no mercado local e continua procurando oportunidades e sinergias com parceiros brasileiros”. Leia mais em exame 16/03/2017

16 março 2017



0 comentários: