06 janeiro 2017

Cainvest compra banco do Ourinvest nas Bahamas

A família Cohab Aboulafia, dona da empresa têxtil brasileira Trisoft, vai expandir as operações de seu banco, o Cainvest. Com sede nas Ilhas Cayman e foco em gestão de fortunas e custódia de recursos no exterior ("offshore"), a instituição fechou a compra do Dartley Bank, que pertencia ao grupo Ourinvest. O valor do negócio não foi divulgado. A compra permitirá ao banco expandir as operações para as Bahamas, outro paraíso fiscal do Caribe.

A aquisição é a terceira do Cainvest, cuja operação ganhou corpo em 2010, com a compra do Sul America International Bank. Cinco anos depois, adquiriu a operação, em Cayman, do Intertrust, que pertencia à gestora americana Blackstone. Com o negócio, o Cainvest passou a prestar serviços administrativos a outras instituições financeiras que atuam na ilha, que reúne um total de US$ 1,37 trilhão em ativos internacionais. Dos 164 bancos estrangeiros que operam em Cayman, 63 contratam o Cainvest. Entre os clientes brasileiros estão nomes como Itaú Unibanco, Banrisul e Daycoval, de acordo com a autoridade monetária local.

O banco tem um modelo de negócios peculiar, estabelecido pelo fundador do grupo, Charles Cohab: operar com alavancagem zero. "Somos proibidos de captar recursos no mercado e conceder empréstimos a terceiros", afirma Charles Aboulafia, sócio-diretor do Cainvest e neto de Cohab. O patriarca da família fundou o grupo em 1961 como uma pequena empresa têxtil. Hoje, a Trisoft é a maior produtora de poliéster processado da América Latina. Aos 90 anos, Cohab segue como presidente honorário do Cainvest.

A principal fonte de receita do banco vem da prestação de serviços para clientes. Aboulafia não fala sobre os números, mas diz que o mercado de recursos "offshore" segue em crescimento. Iniciativas como o programa de repatriação de recursos promovido pelo governo brasileiro contribuíram para "limpar a casa", segundo o executivo. "A maioria das pessoas optou manter os recursos no exterior", diz.

A escala também é importante para os negócios do Cainvest, segundo Aboulafia. Para manter o princípio de alavancagem zero, todas contas de depósito do Dartley foram transformadas em custódia ou encerradas. - Valor Econômico Leia mais em portal.newsnet. 06/01/2017

06 janeiro 2017



0 comentários: