17 outubro 2016

Conselho da Petrobras aprova venda de 100% da Nansei Seikyu

Refinaria de Nansei Sekiyu: a NSS tem uma refinaria com capacidade para processar 100 mil barris por dia de petróleo

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou nesta segunda-feira a venda de 100 por cento das ações da Nansei Seikyu (NSS), empresa localizada na ilha de Okinawa, no Japão, por 129,285 milhões de dólares, para a Taiyo Oil Company, informou a companhia em um fato relevante.

A conclusão da transação está sujeita a determinadas condições precedentes usuais, incluindo a aprovação por órgãos reguladores competentes.

O valor do negócio, segundo a petroleira estatal, será integralmente pago no fechamento da operação, previsto para dezembro de 2016.

A NSS tem uma refinaria com capacidade para processar 100 mil barris por dia de petróleo, 36 tanques que armazenam 9,5 milhões de barris de petróleo e derivados, além de três píeres para carga e descarga de navios e uma monobóia.

Atualmente a refinaria e a monobóia estão hibernadas. Segundo a Petrobras, por meio da prestação de serviços de terminal, a NSS atende a cerca de 50 por cento do mercado de Okinawa.

A Taiyo, por sua vez, é uma empresa japonesa de capital fechado, de importação, exportação, refino e venda de produtos petrolíferos, com sede em Tóquio.

Tem uma refinaria e oito terminais de petróleo e derivados no Japão. A empresa também manufatura, processa e vende produtos petroquímicos.

A operação faz parte do plano bilionário de venda de ativos da Petrobras, de 34,6 bilhões de dólares entre 2015-2018.

Segundo a companhia, a venda da NSS foi conduzida por meio de processo competitivo e o preço da transação foi avaliado por três instituições financeiras, através de duas opiniões de valor justo e um relatório de avaliação. Marta Nogueira, da REUTERS Leia mais em exame 17/10/2016

17 outubro 2016



0 comentários: