19 outubro 2016

Caixa venderá ativos para não ter de pedir aporte da União

A Caixa Econômica Federal deve vender ativos e cortar dividendos para não ter de pedir ao governo uma injeção de capital em 2018, disse o presidente do banco, Gilberto Occhi, ao “Wall Street Journal”, citando planos para abertura de capital da Caixa Seguridade e a possibilidade de vender o controle da Lotex — que aconteceriam em 2017 “se o mercado de capitais permitir”, segundo Occhi.

“Estamos tomando uma série de medidas para reduzir a probabilidade de precisar de capital do governo (em 2018)”, afirmou. O objetivo é equilibrar o balanço, prejudicado por empréstimos duvidosos, num momento em que se prepara para se enquadrar no conjunto de regras de requerimento de capital conhecido como Basileia 3.

Occhi não descartou a necessidade de uma injeção de capital: “Precisamos avaliar o cenário, para ver se o governo vai concordar em reduzir os dividendos e também o avanço dos planos para vender ativos”, afirmou ao “WSJ”. “Também depende do mercado, como a economia vai se comportar no ano que vem.”

Outra possibilidade é vender os 49% que a Caixa tem no Banco Pan, mas, conforme o “WSJ”, Occhi negou que haja negociações com potenciais compradores. Ele também disse que a fatia de 5,82% na JBS será liquidada, mas disse que isso “não está na estratégia de longo prazo do banco”. Leia mais em abinee 19/10/2016

19 outubro 2016



0 comentários: