14 setembro 2016

Mercado de fusões e aquisições brasileiro está desacelerado

Ao longo deste ano o mercado de fusões e aquisições brasileiro registrou um total de 605 transações, volume 7% menor do que o registrado no mesmo período de 2015 segundo o Relatório Mensal Brasil elaborado pelo TTR (www.TTRecord.com) em colaboração com a Merrill Corporation. Do total de transações 256 tiveram seu valor divulgado, cujo valor total foi de R$ 167,5bi, bem acima do que foi registrado no mesmo período do ano anterior.

O mês de agosto registrou um total de 66 transações, número que rompe a tendencia de crescimento que iniciou no mês junho.

Subsetores mais ativos — Os subsetores mais ativos do mercado brasileiro ao longo de 2016 (janeiro a agosto) são: Tecnologia (122 transações); Internet (83 transações); Financeiro e Seguros (71 transações) e Distribuição e Varejo (52 transações), respectivamente.

Em relação ao mesmo período do ano passado o subsetor de Tecnologia registrou um aumento de 31%, Internet sofreu uma redução de 15%, Financeiro e Seguros registrou um aumento de 18%, e Distribuição e Varejo registrou um aumento de 6%.

Aquisições realizadas por empresas estrangeiras no Brasil (Inbound) — Em relação as aquisições realizadas por empresas estrangeiras no Brasil (transações Inbound), o mercado brasileiro registrou uma redução de 20,31% (entre janeiro e agosto de 2016 frente ao mesmo período do ano passado) no número de operações realizar por empresas norte-americanas, um dos maiores compradores estrangeiros de empresas brasileiras.

No acumulado do ano até agora os países que mais realizaram aquisições em território brasileiro foram os Estados Unidos (51 transações), seguido pelo Canadá (11 transações), Luxemburgo (9 transações), China (9 transações), França (8 transações) e Reino Unido (8 transações).

Os subsetores onde as empresas estrangeiras mais tem investido no Brasil são Tecnologia; Internet; Tansporte, Aviação e Logística; Financeiro e Seguros; Mineração; Consultoria, Auditoria e Engenharia; e Distribuição e Varejo, respectivamente.

Empresas brasileiras realizando aquisições no exterior (Outbound) — Em relação as aquisições realizadas por empresas brasileiras em empresas estrangeiras (Outbound), o Brasil realizou investimentos na Argentina (5 transações), Estados Unidos (3 transações), Colômbia (3 transações), Chile (2 transações), Paraguai (1 transação), Países Baixos (1 transação), Ilhas Caimão (1 transação), Omã (1 transação), Panamá (1 transação), Uruguai (1 transação), Espanha (1 transação), Israel (1 transação) e Reino Unido (1 transação).

Cabe destacar que as empresas brasileiras investiram principalmente no subsetor de Internet; Financeiro e Seguros; e Tecnologia, respectivamente.

Private Equity — Entre janeiro e agosto de 2016 foram registradas 57 transações envolvendo empresas de Private Equity no mercado brasileiro, sendo que 31 delas envolveram empresas estrangeiras. O número total de operações representa uma redução de 8,06% em relação ao mesmo período do ano passado.

Do total de 57 operações apenas 27 tiveram seu valor divulgado, movimentando o total de BRL 15,22bi. Esse volume movimentado representa um aumento de 70,65% em relação ao mesmo período do ano passado.

Cabe destacar que entre os subsetores de maior interesse das Private Equity estão Distribuição e Varejo; Tecnologia; e Financeiro e Seguros, respectivamente.

Venture Capital — No acumulado entre janeiro e agosto de 2016 já foram registradas 96 transações envolvendo empresas de Venture Capital no mercado brasileiro, sendo que apenas 32 delas envolveram empresas estrangeiras. O número total de operações registradas representa uma redução de 4,95% em relação ao mesmo período do ano passado.

Do total de 96 transações apenas 63 delas tiveram seu valor divulgado, movimentando o total de BRL 1,85bi. Esse volume movimentado representa um aumento de 88,35% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os subsetores de maior interesse das Venture Capital no acumulado do ano até agora são: Internet; Tecnologia; e Distribuição e Varejo, respectivamente.

A transação destacada do mês de agosto de 2016 é compra de 23,7% da Azul Linhas Aéreas pela HNA Group. O valor da operação foi de BRL 1,43bi. Participaram como assessores jurídicos os escritórios Pinheiro Neto Advogados, Shearman & Sterling, Sidley Austin, e TozziniFreire Advogados. Leia mais em revistafatorbrasil 13/09/2016

14 setembro 2016



0 comentários: