21 setembro 2016

Claro tem interesse em comprar Oi

A novela da consolidação de operadoras de telecom está de volta. O grupo América Móvil, dono das marcas Claro, NET e Embratel no Brasil, está de olho numa possível compra da Oi.

A informação foi obtida pelo Valor Econômico em entrevista com Daniel Haji, CEO da América Móvil. A oferta dependerá dos detalhes que a Oi exigirá para a venda dos ativos, bem como possíveis barreiras da legislação brasileira para concluir o negócio. O grupo tem interesse em todas as áreas de atuação da Oi, incluindo telefonia fixa, móvel, banda larga e demais serviços.

Atualmente, a Oi representa 24,3% do mercado de banda larga fixa, 34,4% de telefonia fixa, 18,7% de telefonia móvel e outros 6,5% de TV por assinatura. Com as marcas NET e Claro, a América Móvil já é líder do mercado de TV por assinatura e banda larga fixa, e a compra da Oi traria liderança absoluta em todos os setores de telecomunicações. Haji defende que a fusão de empresas é necessária para gerar escala na infraestrutura e nas tecnologias que sustentam as operações.

Atualmente, a Oi passa por um processo de recuperação judicial complexo: a operadora tem mais de 65 bilhões de reais em dívidas, muito maior que o valor de mercado, que caiu para apenas 724 milhões de reais em junho. Pagar o valor de mercado não seria um problema para a América Móvil, mas assumir as dívidas sim.

Embora uma concentração de mercado seja sempre pior para o consumidor, a venda de ativos da Oi é uma forma de acabar com o processo de recuperação judicial e seus credores terem suas dívidas pagas, o que deve trazer maior flexibilização da justiça para concluir o processo. Por Lucas Braga
Leia mais em tecnoblog 21/09/2016 

21 setembro 2016



0 comentários: