21 setembro 2016

Americana Oaktree se une a Virtus para crescer no país

A gestora americana Oaktree Capital Managament, com mais de US$ 98 bilhões de ativos sob gestão, dá um novo passo para ampliar a presença no mercado brasileiro. Fundada em 1995 e com sede em Los Angeles, nos Estados Unidos, a Oaktree anunciou ontem parceria estratégica com a Virtus BR Partners, criada por Eleazar de Carvalho Filho, para buscar oportunidades de investimentos no mercado brasileiro e em outros países da América Latina.

A ideia é combinar o conhecimento do mercado local da Virtus, uma assessoria financeira especializada em reestruturações de dívida, fusões, aquisições e financiamento de projetos (project finance), com a experiência em gestão de investimentos da Oaktree. As empresas não informaram se vai ser constituído um fundo específico pela Oaktree para investir no mercado brasileiro.

Julio Herrera, diretor-executivo e gestor das carteiras da Oaktree para mercados emergentes, disse, por escrito, que a parceria vai permitir à gestora americana encontrar ativos e estruturar transações no Brasil. Ele afirmou que, na visão da Oaktree, a economia brasileira oferece oportunidades atrativas para investidores de longo prazo uma vez que o país embarque em um programa de reformas econômicas orientadas para o mercado. A parceria estratégia se apoia, segundo Herrera, na "expertise" da Virtus em reestruturação, experiência de valoração e análise e na rede de relacionamentos da consultora brasileira desenvolvida ao longo de mais de 20 anos.

Eleazar de Carvalho Filho, sócio-fundador da Virtus BR, disse que a partir de agora, a parceria deverá identificar situações de investimento que possam ser avaliadas. Informalmente, tem havido conversas sobre possíveis investimentos, mas não há nada que possa ser anunciado por enquanto. Segundo Carvalho, que foi presidente do BNDES no governo de Fernando Henrique Cardoso, a Virtus continuará a desempenhar as atividades de assessoria financeira pelas quais é conhecida. Investidores poderão se beneficiar da experiência conjunta dos dois times (da Oaktree e da Virtus), disse Carvalho.

Segundo Herrera, a parceria entre a Oaktree e a Virtus BR pode desempenhar papel importante na revitalização do setor privado brasileiro, provendo diferentes soluções financeiras em reestruturação e crédito estruturado, incluindo estruturas de garantias. A Oaktree já fez operações de crédito no mercado brasileiro. Mas o acordo com a Virtus deve permitir acessar operações maiores em termos de escala e complexidade.

"Acreditamos que a parceria com a Virtus irá aumentar nossa capacidade de estruturação de transações no mercado local [Brasil], além de potencializar nosso acesso a informações e nossa capacidade analítica", disse Herrera.

A Oaktree considera que existem oportunidades em infraestrutura, mineração e metais, energia, agronegócios e energia. A gestora americana também poderá assumir posições de outros investidores em carteiras de crédito já concedidos. No total, a Oaktree possui mais de 900 funcionários e escritórios em 18 cidades ao redor do mundo.

Herrera disse que falta no Brasil uma maior oferta de crédito de longo prazo. Ele indicou, por e-mail, que a crise pela qual passa o país deixou muitas empresas no Brasil com opções limitadas de financiamento, criando gargalos de liquidez para companhias que não conseguiram se financiar nos instrumentos tradicionais do mercado de capitais. A avaliação da Oaktree é que, à medida que o Brasil atravessar o difícil período do ajuste fiscal, investidores "sofisticados", com uma presença importante no mercado doméstico, poderão fornecer financiamento para projetos de grande escala.  - Valor Econômico  Leia mais em portal.newsnet 21/09/2016

21 setembro 2016



0 comentários: