16 agosto 2016

Fintechs estimulam inovação

Com o crescimento das empresas financeiras de tecnologia (fintechs), os grandes bancos brasileiros precisarão repensar suas estratégias digitais, avalia a agência de classificação de risco Fitch Ratings, por meio de nota enviada ontem à imprensa.

Por outro lado, a agência acredita que, neste momento, as fintechs ainda não ameaçam o perfil de crédito do setor bancário, que deve continuar dominado por grandes bancos tradicionais e altamente concentrado.

"Os grandes bancos do Brasil enfrentam crescente competição de empresas que fogem de seu tradicional - e às vezes rígido - modelo de negócios. Para reforçar sua presença no ambiente digital, alguns bancos têm adquirido ou criado parcerias com bancos comerciais locais que se mudaram para o segmento de bancos digitais ou de pagamentos on-line nos últimos anos. No entanto, instituições com altos custos operacionais precisarão se adaptar rapidamente às novas tecnologias, especialmente se quiserem atrair clientes ávidos por produtos mais avançados tecnologicamente", entende a agência.

Na avaliação da Fitch, a regulação terá papel fundamental para determinar a taxa de sobrevivência e de competitividade das fintechs no Brasil. "Como a indústria é relativamente jovem, o quadro regulatório local ainda não está consolidado." - DCI Leia mais em portal.newsnet 16/08/2016

16 agosto 2016



0 comentários: