18 julho 2016

Japonesa SoftBank compra britânica ARM por US$ 32 bilhões

A empresa japonesa de telecomunicações SoftBank comprará a fabricante britânica de microprocessadores ARM por 24,3 bilhões de libras (32 bilhões de dólares), informaram os dois grupos.

O anúncio da primeira grande fusão/aquisição após o Brexit foi recebido com euforia na Bolsa de Londres, onde a ação da ARM chegou a operar em alta de mais de 40%.

"Admiramos há muito tempo a ARM como uma empresa de extrema reputação do setor de tecnologia, líder do setor", afirmou o presidente da SoftBank, Masayoshi Son, em um comunicado conjunto.

A ARM, que fornece componentes para os iPhone da Apple, era considerada pelos analistas uma empresa muito atrativa para os grandes investidores.

A SoftBank destacou a intenção de manter a sede da ARM na cidade universitária de Cambridge e de "ao menos dobrar" o número de funcionários no Reino Unido.

O ministro britânico das Finanças, Philip Hammond, destacou a importância da operação, que contrasta com a multiplicação de advertências sobre os possíveis impactos negativos da saída do Reino Unido da União Europeia (UE), decidida no mês passado em um referendo.

"Apenas três semanas depois do referendo, isto demonstra que a Grã-Bretanha não perdeu nenhum de seus atrativos para os investidores internacionais", afirmou.

De acordo com analistas, a desvalorização da libra esterlina em relação ao dólar, que se acentuou após o referendo do Brexit, aumentou o interesse de empresas estrangeiras por companhias britânicas.
"Podemos ver nesta operação o efeito do Brexit e do colapso da libra, que transforma as empresas britânicas em objetivos fáceis", declarou Neil Wilson, analista da corretora ETX Capital.

"Muitas outras empresas britânicas podem passar para mãos estrangeiras rapidamente", completou, antes de lembrar a aquisição na semana passada da rede de lojas de baixo custo Pondland pela holding sul-africana Steinhoff International, por 597 milhões de libras.

Na aquisição anunciada nesta segunda-feira, a Softbank ofereceu 17 libras por ação da ARM, uma valorização de 43% na comparação com a cotação do fechamento na sexta-feira (a 11,89 libras). AFP leia mais em yahoo 18/07/2016


18 julho 2016



0 comentários: