27 maio 2016

Superintendência do Cade aprova Marcopolo no controle da Neobus

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a incorporação, por parte da fabricante de carrocerias de ônibus Marcopolo, da L&M Incorporadora, controladora direta da San Marino Ônibus (Neobus).

Com a operação, anunciada em novembro do ano passado, a Marcopolo assume o controle da Neobus, elevando sua participação de 45% para a totalidade do capital total e votante, ao incorporar 55% da participação da L&M.

Acionistas da L&M, por sua vez, passam a deter ações preferenciais da Marcopolo, após a incorporação e extinção da L&M, e cargos de administração na Neobus.

Segundo parecer interno do Cade, dados indicam que a Marcopolo "continuará a enfrentar rivalidade efetiva por parte dos concorrentes, mesmo sendo detentora de uma participação de mercado expressiva."

Ao justificar a decisão, o parecer afirma que "o mercado de carrocerias encontra-se em seu pior momento nos últimos anos, com uma retração da demanda nacional de quase 50% em um ano".

Além disso, diz o documento, a situação financeira da Neobus é "bastante delicada", sendo "compreensível que a Marcopolo deseje assumir o controle integral da companhia para evitar a perda de seu investimento".

O parecer conclui que é "improvável que a operação resulte em prejuízos ao ambiente concorrencial". Fonte Valor Leia mais em bol.uol 27/05/2016

27 maio 2016



0 comentários: