30 março 2016

Totvs lista oito tecnologias que mudarão o mundo até 2020

AI, blockchain e impressora 3D estão entre as inovações que transformarão o comportamento das pessoas nos próximos anos

Todos os dias surgem novas tecnologias. Algumas são adotadas em grande escala assim que chegam ao mercado, enquanto outras passam por um tempo de maturação. Independentemente do caminho percorrido até à sua ampla adoção, elas com certeza irão transformar o dia a dia das pessoas e das empresas ao simplificar rotinas ou modificá-las completamente.

Diante desse cenário de mudanças, o Totvs Labs, laboratório de pesquisa e inovação que a provedora brasileira de ERP no Vale do Silício, elencou oito tecnologias disruptivas que irão modificar todas ou quase todas as indústrias e, consequentemente, o comportamento dos seres humanos até 2020. Algumas deles foram apontadas também em recente estudo recente da Deloitte.

1. Inteligência Artificial. Essa tecnologia é a primeira grande aposta, tanto que muitos esforços do laboratório em Mountain View foram direcionados para desenvolver soluções relacionadas a ela. Para a Totvs, o futuro será formado pela combinação de software (apps), dados e inteligência artificial, o que modificará todos os segmentos de mercado e simplificará a tomada de decisões. Setores como saúde, serviços financeiros, manufatura, varejo e outros serão profundamente transformados por esta combinação.


2. Bitcoins & Blockchain. Semelhante a um livro de registro virtuais, o Blockchain é uma base de dados de transações distribuída criada para dar segurança ao uso das moedas virtuais, os Bitcoins. A tecnologia por trás do Blockchain impossibilita o uso de uma mesma moeda mais de uma vez, garantindo assim, a transparência e a segurança das transações, independentemente da moeda de valor utilizada. A ferramenta soluciona um problema antigo do mercado financeiro: registrar ativos, mantê-los atualizados e disponibilizá-los aos órgãos reguladores, e deve modificar todo o setor. A Nasdaq, por exemplo, já utiliza Blockchain para armazenar informações sobre os ativos de algumas empresas listadas no seu mercado de ações, como a Amazon e a Apple. No futuro próximo, diversas aplicações utilizarão o blockchain como este livro distribuído para registro de ativos e contratos.

3. Impressora 3D. Criada em 1984, a impressora 3D vem sendo fortemente adotada nos últimos anos. Além de imprimir artigos para uso pessoal, a ferramenta modifica os processos de diferentes setores, como a medicina. Entre os destaques está a bioimpressão de membros do corpo humano para próteses ou transplantes. Outro segmento promissor para a ferramenta é a manufatura. Algumas empresas, lideradas pelas indústrias aeronáuticas e de máquinas, já estão desenvolvendo peças por meio da adição de material, camada por camada. O processo conhecido como manufatura aditiva permite, por exemplo, fabricar peças com geometrias extremamente complexas, sendo uma opção para etapas complicadas da produção. Empresas como Nike e Adidas já anunciaram a produção de tênis utilizando impressoras 3D.


4. Carros autônomos. Além de modificar a experiência de locomoção do consumidor, os carros sem motoristas impactarão a atuação das montadoras e o planejamento do trânsito nas cidades e rodovias. Atualmente, há uma corrida maluca entre as montadoras para ver quem lança o primeiro carro autônomo. O prazo final proposto por elas é 2020, porém, a adoção em massa dos veículos deve acontecer somente a partir de 2025, quando a tecnologia terá a um preço acessível. O futuro é tão promissor, que a IHS Automotive, consultoria do mercado automobilístico, acredita que em 2050 ninguém mais precisará colocar as mãos no volante de um automóvel. Atualmente empresas como Tesla e Google já possuem a tecnologia que permite que o carro dirija automaticamente sem a interação humana.

5. Robótica. Uma das mais conhecidas entre as oito tecnologias elencadas pelo TOTVS Labs, a robótica engloba diferentes formas de automatização, incluindo tarefas físicas, intelectuais e serviços de atendimento ao cliente. Segundo a consultoria Forrester, até 2019, 25% das tarefas em todas as indústrias serão transformadas pelo avanço dos robôs. Por outro lado, eles contribuirão para o surgimento de novas categorias profissionais, cada vez mais estratégicas. Um exemplo bem atual é o atendimento automatizado ao cliente nos Contact Centers.

6. Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Essas tecnologias permitem ao usuário interagir, em tempo real, com um ambiente tridimensional gerado por computadores por meio de dispositivos multissensoriais. Atualmente, já estão presentes em simuladores de voo e de direção, nas autoescolas. Em breve, esses simuladores chegarão a diversos outros mercados, conferindo uma melhor experiência ao usuário e simplificando, por exemplo, a manutenção em plantas industriais, a visitação a pontos turísticos e históricos e o aprendizado de determinados procedimentos cirúrgicos. Setores de educação e turismo devem ser fortemente transformados com o uso de Realidade Virtual e Aumentada.

7. Biotecnologia. É uma grande promessa para resolver desafios globais, oferecendo novos potenciais para o atendimento da demanda mundial por alimentos, nutrição animal, combustível, materiais, entre outros, e reduzindo, ao mesmo tempo, o impacto no meio ambiente. A adoção na indústria farmacêutica permitiu o desenvolvimento de medicamentos mais eficientes e adequados a cada paciente e, em breve, possibilitará novas abordagens no tratamento, no diagnóstico e na prevenção de doenças. Já no setor têxtil, possibilita a criação de tecidos inteligentes, como o feltro que não pega fogo e carpetes que eliminam a poeira.

8. Computação, Redes e Internet das Coisas. O número de computadores em redes e a possibilidade de trocar informações entre eles já começou a mudar as rotinas nas organizações. A Internet das Coisas, por exemplo, conecta dispositivos e máquinas aos sistemas de gerenciamento centralizados, permitindo uma troca de dados entre eles e facilitando, por exemplo, o controle de entregas na área logística. Além disso, essa tecnologia irá simplificar o mapeamento das áreas agrícolas das plantações por meio de dispositivos móveis, como drones.

Cada uma dessas tecnologias ou a combinação entre duas ou mais delas impactarão o mundo nos próximos anos. Algumas já serão usadas em grande escala ainda em 2016, mas a maioria delas modificará as rotinas de grande parte das pessoas e empresas nos próximos cinco anos. Além disso, o impacto em determinadas indústrias ocorrerá mais rapidamente, pois uma das características comum destas tecnologias é o seu avanço exponencial.

“A revolução que vamos vivenciar nos próximos anos terá um impacto maior até mesmo do que a revolução industrial. A estimativa é que nos EUA 47% das profissões atuais não existam nos próximos 10 anos. No Brasil, algo muito similar deve acontecer. Por outro lado, novos empregos vão surgir. O mais importante, diante de todas essas mudanças, é estar preparado para as transformações que estão por vir, pois, mais cedo ou mais tarde, uma dessas tecnologias, ou várias delas, impactarão parte da sua empresa ou até mesmo sua rotina pessoal”, afirma Vicente Goetten, diretor do Totvs Labs. Leia mais em computerworld 30/03/2016

30 março 2016



0 comentários: