19 novembro 2015

Ações da Square saltam em estreia nos EUA e dão esperança para novos IPOs de tecnologia

As ações da Square, a companhia de pagamentos por dispositivos móveis co-fundada e ainda dirigida pelo presidente-executivo do Twitter Jack Dorsey, chegaram a disparar 64 por cento na estreia nesta quinta-feira, oferecendo esperança para companhias iniciantes de tecnologia que querem ir à bolsa.

As ações da Square tocaram a máxima de 14,78 dólares no início das negociações nesta quinta-feira, avaliando a companhia como valendo 4,77 bilhões de dólares.

Apesar da alta na abertura, o preço do IPO (oferta pública inicial de ações, na sigla em inglês) de 9 dólares por ação ficou bem abaixo do intervalo esperado de 11 a 13 dólares. A Square levantou 242 milhões de dólares no IPO.

O valor altamente descontado tinha levantado dúvidas entre analistas sobre o que poderia acontecer em futuras operações semelhantes promovidas por outros "unicórnios", empresas de tecnologia iniciantes avaliadas em pelo menos 1 bilhão de dólares.

O forte começo da Square na bolsa foi acompanhado de uma estreia positiva da empresa de namoros online Match Group, cujas ações subiram até 13 por cento.

A Square divulgou prejuízo de 131,5 milhões de dólares para os primeiros nove meses do ano depois de prejuízo de 117 milhões um ano antes. Porém, a receita saltou 49 por cento, para 892,8 milhões de dólares.

"Creio que o sucesso da estreia deles vai dizer muito sobre o atual ambiente para IPOs", disse Brian Hamilton, presidente da empresa de dados Sageworks.

Dorsey, que comemora seu aniversário nesta quinta-feira, afirmou à CNBC que a Square atingiu equilíbrio financeiro no segundo trimestre deste ano, mas não ficou claro qual métrica estava se referindo. Ele possui 21,9 por cento da Square após o IPO e é o maior acionista da empresa.

A Square foi fundada em 2009, depois que o co-fundador Jim McKelvey, um artista, percebeu o quão difícil era para pequenas empresas aceitarem pagamentos com cartões quando ele não conseguiu fazer isso durante uma exposição.

Desde então, a empresa passou a oferecer outros serviços, como empréstimos e software. Leia mais em yahoo 19/11/2015


19 novembro 2015



0 comentários: