23 setembro 2015

NEXXTO, primeira empresa de soluções corporativas de Internet das Coisas (IoT) do Brasil, recebe investimento da SP Ventures

NEXXTO, primeira empresa de soluções corporativas de Internet das Coisas (IoT) do Brasil, recebe investimento da SP Ventures Focado em startups de base tecnológica, fundo de venture capital faz primeiro investimento em IoT no Brasil

A NEXXTO, primeira empresa especializada em soluções corporativas de IoT – Internet das Coisas do Brasil, acaba de receber um investimento da SP Ventures, gestora de capital de risco brasileira que investe em projetos de base tecnológica no estado de São Paulo. Os sócios-fundadores permanecem com o controle da empresa, passando a contar, a partir de agora, com a experiência, apoio financeiro, estratégico e de governança da SP Ventures. Os termos do acordo não foram divulgados.

Os recursos recebidos pela empresa serão investidos na diversificação do portfolio de produtos e soluções da empresa, no aumento de sua presença nacional e na expansão de ações comerciais e de marketing, bem como na consolidação da posição da Nexxto como principal player em rastreamento e gestão de equipamentos de TI em tempo real para Datacenters.

Criada em 2010 com o nome de RFIDEAS, tendo como foco inicial soluções baseadas em tecnologia RFID (Identificação por Rádio Frequência), a empresa assume agora a nova marca NEXXTO, com um posicionamento estratégico diferenciado baseado em uma plataforma inovadora de IoT que será lançada em breve. Esta nova plataforma ampliará o escopo de atuação da empresa, a partir da oferta de soluções de tecnologia que atenderão diversas aplicações de negócios no mercado de IoT, segmento que deve movimentar US$ 19 trilhões em todo o mundo até 2020, de acordo com um estudo divulgado em 2014 pela Cisco.

Definida pela Juniper Research como a combinação de dispositivos e sistemas de software ligados por meio da internet e que produzem, recebem e analisam dados, a Internet das Coisas (Internet of Things - IoT) é um mercado em franco crescimento. De acordo com o estudo A Internet das Coisas: serviços públicos, industriais e para o consumidor final – 2015 a 2020, divulgada recentemente pela consultoria, o número de dispositivos conectados deve chegar a 38,5 bilhões em 2020, um crescimento de 285% em relação a 2015, quando o número deve fechar em 13,4 bilhões de dispositivos conectados. O relatório também aponta que o mercado de produtos de IoT para o consumidor final é de alto valor, especialmente nas áreas da saúde, casas conectadas e veículos autônomos.

Mercado corporativo e consumidores finais

Liderada pelos sócios fundadores Antonio Carlos Rossini Junior, Lucas Frederico Albrecht de Almeida e Matheus Nani Costa, a NEXXTO tem entre seus clientes a Equinix – empresa global de datacenters que recentemente adquiriu a Alog no Brasil, a BM&F Bovespa e a UOL Diveo.

A primeira solução da NEXXTO, utilizada pelas empresas acima citadas, é o ARTIS (Automatic Real Time Information System), um sistema de rastreamento, controle e gestão de objetos em tempo real, que utiliza tecnologia RFID (identificação por radiofrequência). Disponível em diversas configurações, que permitem o monitoramento de equipamentos de TI em datacenters, além do controle e inventário automatizado para ativos fixos, o ARTIS reduz em até 80% os desvios de equipamentos, gerando economia de mais de 90% no tempo gasto para completar o inventário de ativos e para atualizar as informações no sistema de controle. Atualmente o ARTIS monitora mais de 200 mil ativos tecnológicos e não-tecnológicos, em mais de 10 diferentes localidades em todo o país.

“Estamos trabalhando no desenvolvimento de novas e inovadoras soluções, como Smart Tags que permitirão o monitoramento inteligente de temperatura, localização, segurança e movimentação de qualquer item que desejemos controlar”, afirma Lucas Albrecht de Almeida, diretor Comercial e de Marketing da empresa, acrescentando que no roadmap de novos produtos da NEXXTO estão previstas outras novidades com foco tanto no mercado corporativo quanto no consumidor final. “Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas ao oferecer soluções que as aproximem de todas as coisas que são importantes para elas, permitindo controle e monitoramento a partir de qualquer local e a qualquer momento, através de uma experiência tão simples e intuitiva como o uso de seus smartphones no dia-a-dia”.

Francisco Jardim, sócio fundador e gestor responsável pela SP Ventures, destaca o potencial de crescimento da NEXXTO. “A empresa tem um time de empreendedores de alto nível, uma visão de evolução tecnológica muita clara e atuará no promissor mercado de Internet das Coisas”.

Jardim, que também é mentor da Endeavor, acrescenta que a SP Ventures tem como foco investir em empresas de alta tecnologia nas áreas de saúde, agronegócios e tecnologia da informação. “Apoiamos iniciativas revolucionárias, disruptivas, que quebram fronteiras. É exatamente desta forma que vemos a NEXXTO”.

Além do investimento em novas soluções e na ampliação de sua carteira de clientes no Brasil, com o aporte recebido da SP Ventures a NEXXTO investirá também na expansão de sua atuação para outros países da América Latina e no desenvolvimento de novos canais de distribuição e parcerias, como forma de escalar o seu modelo de negócios, informa Antonio Carlos Rossini Junior, CEO da empresa.

Suporte da SP Ventures

Com o investimento da SP Ventures na NEXXTO, o Conselho de Administração da empresa passa a contar, além dos sócios-fundadores, com dois conselheiros independentes indicados pela gestora: Claudia Goulart, executiva que ocupou posições de destaque em empresas como GE Health Latam, IG Brasil, Ferrovia Centro Atlântica e Citibank, e hoje é investidora e conselheira profissional; e André Cunha, executivo, investidor e empreendedor serial, fundador de empresas como LinkCel, Brightpoint, DirectNet, Elef, e mais recentemente, a companhia de mobile payment e-Wally.

A SP Ventures é referência na condução de investimentos em Venture Capital no Brasil, através da compra de participação acionária de empresas reconhecidamente inovadoras, com altíssimo potencial de crescimento no curto, médio e longo prazos.

A empresa é a gestora do Fundo de Inovação Paulista (FIP), que conta com o apoio e recursos da Desenvolve SP, FINEP, FAPESP, Sebrae-SP, CAF e Jive Investments para investir em startups de base tecnológica do estado de São Paulo. Com o propósito de fomentar o ecossistema empreendedor local, o fundo conta com um capital comprometido de R$105 milhões. O FIP tem um portfólio-alvo de 20 empresas de base tecnológica, a serem investidas até 2017.

Perfil NEXXTO

Com o proposta de revolucionar as soluções de negócios em Internet das Coisas (IoT) no Brasil, a NEXXTO nasceu com a missão de reduzir, através da tecnologia, as distâncias impostas pelo dia-a-dia, aproximando as pessoas das coisas que são importantes para elas e garantindo tranquilidade e qualidade de vida aos seus clientes ao conectá-los, de maneira simples, intuitiva e inteligente, sempre oferecendo a melhor experiência de uso, em qualquer lugar e a qualquer momento.

Criada em 2010 pelos empreendedores Antonio Carlos Rossini Junior, Lucas Frederico Albrecht de Almeida e Matheus Nani Costa no CIETEC (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), a empresa – inicialmente chamada RFIdeas - recebeu prêmios como o Datacenter Dynamics Awards em 2013, principal premiação do segmento, na categoria “Ideia para o futuro e conceitos de design”. No mesmo ano, foi eleita a 2ª melhor startup do Brasil pelo Desafio Brasil, organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Em 2015, a NEXXTO recebeu investimentos do fundo de venture capital Fundo de Inovação Paulista (FIP), administrado pela SP Ventures - referência em investimentos em startups de base tecnológica no Brasil.

Utilizada por empresas como a companhia global de datacenters Equinix, UOL Diveo e BM&F Bovespa, a primeira solução desenvolvida pela NEXXTO é o ARTIS (Automatic Real Time Information System), um sistema de rastreamento, controle e gestão de objetos em tempo real, que utiliza tecnologia RFID (identificação por radiofrequência). O sistema está disponível em diversas configurações, quer permitem o monitoramento de equipamentos de TI em datacenters, além do controle e inventário automatizado para ativos fixos e patrimoniais. O ARTIS reduz em mais de 80% os desvios de equipamentos, gerando economia de mais de 90% no tempo gasto para completar o inventário dos ativos e para atualizar informações nos sistemas de controle.

Por meio de constantes investimentos no desenvolvimento de novas tecnologias e com um incessante foco no cliente, a NEXXTO tem sido capaz de produzir soluções altamente inovadoras. Em breve, a NEXXTO lançará uma plataforma escalável, de baixo custo e de simples instalação, que irá revolucionar o mercado de soluções em IoT, por meio de sensores sem fio e inteligentes, capazes de dar vida à todas as coisas que são importante para as pessoas em seu dia a dia. Fonte/Autoria.: Medialink Comunicação Leia mais em segs 23/09/2015


23 setembro 2015



0 comentários: