19 agosto 2015

Bons Tempos versus Novo Normal - Fusões & Aquisições

Por conta da atual quadra econômica brasileira, alguns fundamentos utilizados como referência nas análises das transações de fusões e aquisições ficaram superados.  Os conceitos dos Bons Tempos que imperaram até há alguns anos, já são história.

Se o cenário econômico internacional  continua indo bem, no Brasil há um claro predomínio  do clima de ceticismo e a perspectiva de recuperação econômica é que não irá ocorrer neste ano e nem em 2016.

Com tudo isso, o mercado de  fusões e aquisições continua e continuará bastante ativo. Quebrando recordes tanto em número de transações  como em valores dos investimentos realizados. O real perdeu quase 40% do valor em relação ao dólar. O Brasil ficou barato para os investidores estrangeiros.  Tudo indica que a presença de grupos internacionais irá aumentar. Os projetos de desinvestimentos em diversos segmentos da economia -  vendas de ativos, se ajustando ao novo tamanho do mercado brasileiro, aliados ao nível de endividamento das empresas, têm revelado números impressionantes.

O que deverá nortear cada vez mais os fundamentos das análises de fusões e aquisições é o Novo Normal, no lugar dos Bons Tempos. O Novo Normal  vem carregado de incertezas, informações assimétricas e indefinições. Nesse sentido, a lista abaixo de 10 pontos compara  a percepção dos itens para os Bons Tempos e o Novo Normal. Não se tem a pretensão de esgotar o assunto, mas instigar para que outros pontos sejam agregados. Autor Ruy Moura Fonte http://fusoesaquisicoes.blogspot.com.br 19/08/2015


19 agosto 2015



0 comentários: