11 agosto 2015

Alibra adquire Genkor

A negociação teve início no ano passado e a oficialização da fusão acontece no começo do segundo semestre de 2015

A Alibra, fornecedora de produtos lácteos em pó e de soluções em ingredientes para alimentos e  bebidas, seguindo a tendência de consolidação dos mercados e contrariando as negativas projeções da economia brasileira, anuncia investimentos com destaque para a aquisição da Genkor. A negociação teve início no ano passado e a oficialização da fusão acontece no começo do segundo semestre de 2015.

De acordo com o sócio e diretor-presidente da Alibra, Humberto Salvador Afonso, as empresas tinham sócios em comum e já eram parceiras em algumas atividades das áreas técnica e comercial como no desenvolvimento de produtos, e no atendimento aos clientes.

“A fusão sempre foi um desejo. No começo de 2014 começamos a amadurecer a ideia, contratamos uma consultoria especializada e formalizamos a compra de quotas da Genkor pela Alibra em meados de dezembro”, conta.

As linhas de produção da Genkor, em Itupeva, São Paulo, migrarão para as fábricas da Alibra em Campinas, SP e Marechal Cândido Rondon, no Paraná. Desta forma, a Genkor, que fabrica e comercializa estabilizantes, espessantes, emusificantes, agentes de aeração e corantes naturais, passa a ser uma divisão de ingredientes da Alibra.

Segundo Humberto, no primeiro ano da fusão a expectativa para crescimento é de 15 a 20% nos negócios da Alibra. “Além dos volumes de produção e faturamento, a junção das empresas vai trazer vantagens para os clientes, pois vamos aumentar a sinergia, mais de 400 itens das  linhas da Genkor serão incorporados ao nosso portfólio de produtos e também iremos aprimorar os processos e assistência técnica”, diz.

Para os outros diretores, a fusão é um enorme salto que também irá beneficiar os 220 funcionários da empresa. “Os nossos colaboradores estão entusiasmados e motivados com as mudanças. Percebemos que todos vislumbram as diversas oportunidades que surgirão com a fusão. Com a empresa crescendo eles ganham mais segurança e estabilidade profissional” afirma Roberto Stefanini, sócio da Alibra.

Tendência do mercado

O setor da indústria alimentícia começou 2015  bastante movimentado. Números da Transactional Track Record (TTR), que cobre transações financeiras do mercado Ibérico e América Latina, mostram que as fusões e aquisições do setor no Brasil triplicaram – foram 11 nos primeiros três meses deste ano, ante quatro no mesmo período do ano passado.

O sócio da Alibra, João Bosco Dias Pinheiro, explica que as fusões de empresas são uma tendência no mercado de alimentos. “O segmento de ingredientes, pelo seu alto valor agregado e grande potencial de consumo e lucratividade, é uma excelente oportunidade de negócios”, diz.

Além da aquisição da Genkor, a Alibra continua trabalhando forte no processo de investimentos nas unidades de Campinas e Marechal Cândido Rondon. Segundo Bosco, está contemplada no pacote a ampliação da Central CIP, sistema automatizado de limpeza dos equipamentos da fábrica de Marechal, com um investimento de 9,8 milhões de reais e previsão de conclusão para o primeiro trimestre de 2016. Entre os investimentos também estão, instalação da nova caldeira, sistema contra incêndio, e, ajustes da Planta de Campinas por conta da linha de produtos Genkor vindas de Itupeva.

 Ainda está prevista na unidade de Campinas, a instalação de uma planta piloto UHT (Ultra High Temperature), equipamento que reproduz condições de esterilização da mais variada gama de produtos, em escala piloto, para validação de parâmetros de processo e de formulação, possibilitando assim, amplos estudos de correlação de variáveis – Produto X Processo – importantes na busca de eficácia nos projetos de Pesquisa e Desenvolvimento, antes da entrega de propostas ao cliente. De acordo com os Diretores, este é um investimento alto, mas imprescindível para dar sustento e viabilidade aos projetos da Alibra. Leia mais em portaldbo 10/08/2015


11 agosto 2015



0 comentários: