03 julho 2015

Fusões e aquisições no setor de óleo e gás devem crescer no próximo ano, indica Ernst & Young

De acordo com estudo, o apetite por novos negócios cresceu acentuadamente ao longo do último semestre

Mais da metade (56%) dos executivos do setor de óleo e gás pretendem realizar fusões e aquisições nos próximos 12 meses (60% esperam fechar pelo menos dois negócios), é o que indica o 12ª Oil & Gas Global Capital Confidence Barometer, estudo semestral da Ernst & Young (EY). A pesquisa global revela que apetite por fusões e aquisições no setor se recuperou acentuadamente ao longo dos últimos seis meses, conforme as implicações da queda do preço do petróleo foram digeridas.

Praticamente todos os entrevistados (99%) esperam que o mercado de óleo e gás melhore ou permaneça estável ao longo dos próximos 12 meses e 97% expressaram confiança semelhante na economia global.

"Em 2014 as transações atingiram a maior alta em cinco anos, mas o primeiro trimestre de 2015 foi um dos mais silenciosos nos últimos anos. A queda súbita e acentuada no preço do petróleo forçou muitas empresas a adotar um intenso foco na operação interna - cortando agressivamente os gastos e custos. Oportunidades de fusões e aquisições foram adiadas por causa da incerteza sobre as perspectivas do preço do petróleo. Agora, com o aumento da confiança na economia global, essas oportunidades de aquisição estão crescendo e devem ser concretizadas.”, afirma Luiz Claudio Campos, sócio de transações corporativas do Centro de Energia e Recursos Naturais da EY.

Atualmente, 74% das empresas de óleo e gás em busca de negócios estão considerando ofertas de menos US$250 milhões, representando uma grande oportunidade para transações no middle market.
Oitenta e cinco por cento dos executivos de óleo e gás esperam que o valuation gap entre compradores e vendedores permaneça em níveis superáveis, o que irá incentivar o fechamento de negócios em curto prazo.

Na maior parte dos últimos três anos, o crescimento ocupou a agenda estratégica das empresas do setor. Agora, o foco está na otimização do portfólio e gestão de riscos no atual ambiente econômico. A pesquisa indica que 63% dos executivos de óleo e gás estão dedicados em reduzir custos e melhorar a eficiência operacional, enquanto planejam aquisições para o próximo ano.
"Inovação e complexidade estão definindo um novo cenário de fusões e aquisições no setor de óleo e gás. Apesar do otimismo com a economia aumentar o apetite por oportunidades, desafios persistem. Incertezas geopolíticas e volatilidade dos preços das commodities continuarão a influenciar as decisões de negócios.”, finaliza Campos.

Sobre a Ernst & Young (EY)
EY é líder global em serviços de Auditoria, Impostos, Transações Corporativas e Consultoria, comprometida em fazer sua parte para construir um mundo de negócios melhor. Os insights e os serviços de qualidade prestados ajudam a criar confiança nos mercados de capital e nas economias do mundo. A empresa desenvolve líderes que inspiram suas equipes a entregar excelência a todos seus stakeholders. Dessa forma, a companhia desempenha um papel fundamental na construção de um mundo de negócios melhor para seus profissionais, clientes e comunidades. A Ernst & Young Brasil é Apoiadora Oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O alinhamento dos valores do Movimento Olímpico com os da Ernst & Young foi decisivo nessa iniciativa. A EY refere-se a uma ou mais empresas-membro da Ernst & Young Global Limited (EYG), organização privada constituída no Reino Unido, limitada por garantia e que não presta serviços a clientes. Leia mais em maxpressnet 03/07/2015

03 julho 2015



0 comentários: