21 julho 2015

Chinesa Sany quer fábrica de turbinas da Impsa em PE

A chinesa Sany está em negociações avançadas para fechar a compra de fábrica de aerogeradores do grupo argentino Impsa, num movimento que pode marcar a entrada do gigante asiático no mercado de turbinas eólicas no Brasil. A chinesa Goldwind e uma empresa nacional também avaliam os ativos, mas a Sany é a favorita, dizem fontes próximas à operação.

Localizada no polo portuário de Suape, em Pernambuco, a fábrica foi inaugurada em 2009 e tem capacidade para produzir 300 turbinas por ano. Com dívidas de mais de R$ 2,3 bilhões, a Wind Power Energy (WPE), subsidiária brasileira da Impsa, entrou em recuperação judicial no fim do ano passado. No momento, a unidade está com suas atividades praticamente paralisadas.

De acordo com fontes ouvidas pela reportagem, tanto Sany quanto Goldwind estão de olho no mercado brasileiro e começarão a importar equipamentos para o país. Ambas avaliam construir fábricas por aqui, de forma a atender os requisitos de conteúdo nacional do BNDES, que dá acesso a crédito subsidiado para os parques eólicos que utilizam as turbinas.

A Impsa já tem uma cadeia de fornecedores que garantem os requisitos do banco de fomento. Hoje, apenas outros seis fornecedores estão credenciados pelo BNDES: Acciona, Alstom, Gamesa, GE, WEG e Wobben.

A aproximação entre a Impsa e investidores chineses ocorreu por intermédio de Furnas, principal cliente da WPE, segundo apurou o Valor. A companhia, subsidiária do grupo Eletrobras, tem cerca de 1 gigawatt (GW) em encomendas com a fabricante e busca soluções para evitar atrasos na entrada em operações de parques eólicos que dependem dos equipamentos fornecidos pela argentina. As fabricantes que hoje tem unidades no Brasil e que atendem aos requisitos de conteúdo nacional estão com a capacidade quase toda contratada pelo menos até 2017.

A Sany é a maior empresa chinesa de equipamentos para a indústria pesada. No Brasil, vende produtos como escavadeiras e guindastes sobre caminhões, que são importados e apenas montados em uma unidade em São José dos Campos (SP).

Em 2011, comprou um terreno em Jacareí para iniciar a produção de alguns equipamentos no país. A previsão inicial era que o começo das operações ocorresse em 2013, mas os planos foram adiados e a previsão mais recente é que a unidade efetivamente opere apenas em meados do próximo ano.

Procurada pelo Valor, a Sany informou que não vai se pronunciar sobre o interesse nos ativos da WPE. Por telefone, o diretor da Impsa no Brasil, Jorge Andrí, disse que não comentaria as informações e que novidades sobre o processo de venda de ativos devem sair entre 40 e 60 dias. O porta-voz da empresa na Argentina, Ismael Jadur, respondeu apenas que "há vários interessados". VALOR ECONÔMICO - SP Por Natalia Viri e Marina Falcão | De São Paulo e do Recife Leia mais em aneel 16/07/2015


21 julho 2015



0 comentários: