20 abril 2015

GE negocia a venda de filial de empréstimos a empresas nos EUA

A GE está negociando a venda total ou parcial da unidade de empréstimos a empresas de médio porte nos EUA ao banco Wells Fargo & Co., segundo fontes. Zuma Press

A General Electric Co. GE -0.84%  está em negociações para vender sua maior operação de financiamento — uma unidade com aproximadamente US$ 74 bilhões em ativos e que concede empréstimos a empresas de médio porte nos Estados Unidos —, num momento em que o conglomerado se move rapidamente para desmantelar o que já foi uma das maiores instituições financeiras do país, dizem pessoas a par do assunto.

A GE está negociando a venda total ou parcial da unidade ao banco Wells Fargo WFC +0.57%  & Co., disseram as fontes. Outros candidatos também estão envolvidos, acrescentaram elas, mas mais detalhes não estavam disponíveis.

Um acordo para vender a divisão americana de empréstimos comerciais ajudaria o conglomerado a se desfazer de outra grande fatia da GE Capital, não muito tempo depois de a empresa ter anunciado que planeja abandonar o setor bancário, em meio ao descontentamento generalizado dos investidores e a um aumento da supervisão pelos reguladores.

A General Electric anunciou que iria vender US$ $ 200 bilhões em ativos, de acordo com seu indicador preferido, que exclui o dinheiro em caixa e alguns outros itens, ao longo dos próximos dois anos. Um acordo para vender a divisão de empréstimos comerciais significaria que a GE já teria conseguido se desfazer de cerca de metade desse total e seria um sinal para Wall Street de que a saída da GE do setor bancário deve ocorrer de forma mais rápida do que a própria empresa havia previsto. A GE tinha se dado o prazo de dois anos para concluir o processo.

A venda de ativos é parte de uma mudança estratégica pelo diretor-presidente da GE, Jeff Immelt, para responder a uma antiga insatisfação dos investidores com o nível de risco de crédito ao que empresa está exposta. A meta é levar a GE de volta às suas raízes industriais, fabricando motores de avião, turbinas para o setor de energia e máquinas de ressonância magnética.

Apenas alguns anos atrás, a GE Capital era responsável por cerca de metade dos lucros anuais do conglomerado, mas a empresa informou que os retornos da GE Capital caíram para um nível abaixo de seu custo de capital agora que a empresa lida com novos regulamentos federais que restringiram a capacidade de alavancagem e rentabilidade da divisão.

A rápida venda da operação de empréstimos comerciais nos EUA ajudaria a GE a se livrar de muitos dos regulamentos mais estritos aos que empresas classificadas como uma “instituição financeira sistemicamente importante” estão sujeitas, disse o diretor financeiro da GE, Jeff Bornstein. Também ajudaria a limitar um potencial êxodo de talentos na cúpula administrativa na esteira do anúncio da GE de que venderia os ativos empresas, acrescentou. Por TED MANN, EMILY GLAZER e DANA MATTIOLI CONNECT Leia mais em Thewallstreetjournal 20/04/2015

20 abril 2015



0 comentários: