07 abril 2015

Empresa suíça Straumann assumirá controle total da brasileira Neodent

O grupo suíço de implantes dentários Straumann anunciou nesta quinta-feira que assumirá o controle total da brasileira Neodent, líder do setor na América Latina.

A Straumann, que já era acionista da Neodent, aumentará sua participação de 49% para 100%.

A operação será de 210 milhões de francos suíços (220 milhões de dólares, 680 milhões de reais). O valor será pago em dinheiro aos acionistas fundadores da empresa brasileira, Clemilda de Paula Thomé e Geninho Thomé.

Com a aquisição, a Straumann afirma que amplia a "liderança global no setor dos implantes dentários".

A Neodent é a empresa líder do setor no Brasil, o segundo maior mercado do mundo de implantes dentários.

Em 2014, a Neodent registrou um volume de negócios de 258 milhões de reais (82 milhões de dólares). A aquisição da empresa, "muito rentável" segundo a Straumann, será incluída no EBIT da empresa suíça em 2016.

Geninho Thomé permanecerá como presidente do conselho de administração da Neodent e à frente da área científica.

Em 2012, a Straumann comprou 49% da empresa brasileira e tinha a opção de comprar a totalidade em 2018, uma preferência que foi antecipada em uma renegociação.

A Straumann, com cotação na Bolsa, tem 2.400 funcionários em vários países e registrou uma alta superior a 50% no lucro líquido em 2014, a 157,8 milhões de francos suíços.

A Neodent foi fundada em 1993 e tem sede em Curitiba. A empresa tem 970 funcionários. AFP Leia mais em Uol 07/04/2015

===============

Straumann aumenta aquisição da Neodent para 100%

• Aquisição completa fortalece a posição da Straumann no segmento value e amplia sua liderança global na área de reposição de dentes
• Pagamento em dinheiro no valor de 680 milhões de reais para os 51% das ações
• Empresa espera vender aproximadamente um milhão de implantes este ano
• Co-Fundador da Neodent, Dr. Geninho Thomé continua na empresa como Presidente Científico e Presidente do Conselho

A Straumann assinou o acordo que aumenta a aquisição da Neodent, empresa brasileira que é líder do mercado de implantes dentários na América Latina, de 49% para 100% em 2015, dois anos antes do que o previsto no acordo inicial. O preço da compra para o excedente de 51%, de 680 milhões de reais (aproximadamente 210 milhões de Francos Suíços 1), será pago em dinheiro para os acionistas fundadores da Neodent, Dra. Clemilda de Paula Thomé e Dr. Geninho Thomé. A aquisição amplia a liderança global da Straumann na implantodontia e faz com que o grupo seja um dos mais importantes concorrentes globais, do setor, no segmento value.

A Neodent é especializada principalmente na concepção, desenvolvimento e fabricação de implantes dentários e componentes protéticos. Sob a liderança empreendedora de seus fundadores, a empresa teve uma rápida expansão ao longo dos últimos 22 anos e tem uma posição de liderança no segundo maior mercado de implantes dentários do mundo2, o Brasil. Esse sucesso foi conquistado por meio da filosofia de produzir soluções de alta qualidade e tecnologia em implantes dentários em um preço mais acessível à população.

Em 2014 a Neodent atingiu a marca de 258 milhões de reais de receita, gerada predominantemente no mercado nacional onde o crescimento foi de aproximadamente 8%. A Neodent possui um alto índice de lucratividade e a aquisição será adicionada ao relatório de margem EBITDA da Straumann a partir de 2016.

A Straumann adquiriu 49% da Neodent em 2012, por 549 milhões de Reais (260 milhões de Francos Suíços) 3, com a opção de aumentar a participação para 75% em 2015, podendo esta chegar a 100% até 2018. Esta opção foi renegociada neste momento, para permitir a aquisição completa já em 2015.

Incorporação das atividades para conquistar sinergia e ampliar o potencial de mercado

A aquisição da Neodent foi o marco inicial da Straumann para entrar no segmento value de implantes dentários. Enquanto isso, o grupo estabeleceu uma plataforma internacional também neste segmento, a Instradent, que foi responsável pelo lançamento internacional da Neodent nos Estados Unidos, Ibéria e Itália, com mais mercados ainda a seguir.

As duas empresas serão capazes de obter sinergias consideráveis por meio da fusão de certas atividades. Por exemplo, a equipe Straumann no Brasil vai passar para as instalações da Neodent, em Curitiba, e as duas organizações irão colaborar para libertar todo o potencial da região Latino-Americana. Em outros lugares, a Straumann continuará a impulsionar a expansão internacional da Neodent por meio da plataforma da Instradent.

Dr. Geninho, co-fundador da Neodent, assume um novo papel como Presidente Científico e permanece como o Presidente do Conselho de administração da Neodent, garantindo continuidade

Dr. Geninho permanece na Neodent como Presidente do Conselho e Presidente Científico, e ele entrega suas responsabilidades operacionais existentes para o novo CEO, Matthias Schupp, que também vai continuar a frente da gestão da região da America Latina, da Straumann.

Marco Gadola, CEO da Straumann, comentou: "A Neodent tem altos índices de sucesso e espera vender cerca de um milhão de implantes este ano, ressaltando a sua atraente proposta de valor, reputação sólida e forte compromisso com o bem-estar dos pacientes. O sucesso da empresa tem sido impulsionado em grande parte pela perspicácia empresarial, experiência clínica e visão criativa de Dr. Geninho Thomé e ambos estamos gratos e animados que ele concordou em continuar com a gente para compartilhar seu conhecimento e experiência, à medida que desenvolvemos novos mercados, produtos e soluções ".

Dr. Geninho Thomé observou: "O investimento da Straumann fala pela qualidade da nossa empresa, nossas pessoas e tudo o que temos conseguido juntos. É uma honra para mim, pessoalmente, e para todos na Neodent, fazer parte do Grupo Straumann, que vemos como a líder global e pioneiro em implantodontia. Juntos, vamos contribuir significativamente para o padrão de atendimento acessível na América Latina e além. "

Consolidação da Neodent
Em 1º de março de 2015, quando a opção de obter uma participação majoritária entrou em vigor, o Grupo passou a consolidar a Neodent totalmente na sua declaração de lucros e perdas. Anteriormente, como acionista não controlador, o Grupo apresentou as rendas da Neodent pelo método de “equidade” como "parte do resultado da contribuição dos associados" em suas demonstrações financeiras.

Sobre a Neodent
Fundada em 1993, a Neodent é uma empresa brasileira que entrega ao mercado odontológico implantes, soluções protéticas e instrumentais cirúrgicos.
Com sede industrial e comercial em Curitiba (PR), a companhia conta com 22 unidades no Brasil, quatro no exterior e está em pleno processo de expansão internacional.
Fundada pelo Dr. Geninho Thomé, atual Presidente do Conselho e Presidente Científico da Neodent, e pela Dra. Clemilda Thomé, atual Conselheira da Neodent e Diretora do Instituto Latino-Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico (ILAPEO), a empresa nasceu para difundir a implantodontia no Brasil, bem como torná-la mais acessível aos brasileiros sem perder o alto padrão de qualidade dos implantes importados, que na década de 1990 eram comercializados sob alto custo no país. O posicionamento institucional da Neodent está alicerçado na qualidade dos produtos e do relacionamento com os seus stakeholders, investimento contínuo em inovação e tecnologia, compromisso com a entrega de serviços de excelência e o orgulho de ser uma empresa genuinamente brasileira.

Sobre a Straumann
Com sede em Basel, na Suíça, a Straumann (SIX: STMN) é a líder global em implantes dentários, dentística restauradora e regeneradora. Em colaboração com as principais clínicas, institutos de pesquisa e universidades, a Straumann pesquisa, desenvolve e fabrica implantes dentários, próteses, instrumentos e produtos de regeneração de tecidos para uso na substituição de dentes e soluções de restauração ou para evitar a perda do dente. A Straumann atualmente emprega cerca de 2.400 colaboradores em todo o mundo, e seus produtos e serviços estão disponíveis em mais de 70 países por meio de sua ampla rede de filiais de distribuição e parceiros.

1 Correspondente aproximadamente a um EBITDA múltiplo de 12
2 Pesquisa iData Inc. 2011 e estimativas Straumann
3 Correspondente aproximadamente a um EBITDA múltiplo de 14
Leia mais em neodent 07/04/2015


07 abril 2015



0 comentários: