13 março 2015

Rede varejista inglesa é vendida por apenas uma libra

BHS: o grupo de investidores, chamado Retail Acquisitions, foi criado especialmente para comprar a rede

A BHS, rede de lojas de departamento do Reino Unido, foi vendida para um grupo de investidores. O inusitado dessa transação é o seu valor simbólico, de apenas uma libra.

O grupo, chamado Retail Acquisitions, foi criado especialmente para comprar a rede. Ele é dirigido pelo ex-banqueiro Keith Smith, que se especializou em criar empresas de fachada para aquisições.

A empresa foi vendida sem nenhuma dívida, mas por um valor apenas simbólico.

A BHS fazia parte do grupo Arcadia, que também concentra as varejistas TopShop, Burton e Evans. O Arcadia é controlado pelo Sir Philip Green e sua família, por meio da Taveta Investments.

Então British Home Stores, ela  foi adquirida por Sir Philip Green pelo valor de 200 milhões de libras. Foi inaugurada em 1928 por um grupo de empreendedores americanos.

Acabou perdendo apelo nos últimos anos entre seu público feminino, ao mesmo tempo em que não se adaptou ao comércio eletrônico. A varejista perdeu mais de 800 mil consumidores nos últimos cinco anos, a medida em que o seu público vai envelhecendo. A média de idade é de 55 anos para cima.

O negócio emprega mais de 11 mil funcionários e tem 171 lojas próprias no Reino Unido, além de 88 franquias na Rússia e no Oriente Médio. A rede amargou perdas de mais de 70 milhões de libras no último ano. O prejuízo foi ainda maior em 2012, quando atingiu 116 milhões de libras.

“A BHS continua desafiadora, e esse setor do varejo continua sendo difícil, ainda que o forte crescimento online ajudou a consolidar o desempenho no ano passado”, segundo o relatório anual de resultados, divulgado pelo Arcadia Group em agosto do ano passado.

O grupo Retail Acquisitions afirmou que o objetivo é expandir a rede de alimentos, colocando-se no nível do concorrente Simply Food. O BHS Food está sendo testado em três unidades, por enquanto. Eles também irão ampliar as vendas de artigos para casa.  Karin Salomão, Leia mais em EXAME 13/03/2015

13 março 2015



0 comentários: