05 março 2015

Fusões e Aquisições no Brasil movimentam aproximadamente R$ 2,54 bilhões em janeiro

Em janeiro de 2015 foram registradas 14 transações de Venture Capital frente as 3 do mesmo período do ano passado.

No primeiro mês do ano o mercado transacional brasileiro registrou 61 transações que movimentaram aproximadamente BRL 2,54bi, entre anunciadas e concluídas, tendo em conta as transações com valor divulgado, segundo o Relatório Mensal TTR.

Em relação ao número de transações houve uma redução de 26,22% em relação ao mesmo período de 2014. Do total de transações com valor divulgado, cerca de 91% envolveram valores inferiores a BRL 200m.

Subsetores mais ativos -O ano de 2015 segue uma tendência dos últimos anos, os subsetores Internet e Tecnologia estão entre os mais ativos. Em 2015 já foram registradas 12 transações no subsetor Internet e 10 no subsetor Tecnologia.

Aquisições feitas por empresas estrangeiras no Brasil -Em relação as aquisições realizadas por empresas estrangeiras no Brasil, as empresas norte-americanas foram as mais ativas no primeiro mês do ano, com 10 aquisições que se distribuíram pelos segmentos de internet, tecnologia, imobiliário, automóveis, químico, distribuição e varejo, marketing e publicidade e produção industrial. A Alemanha foi o segundo país mais ativo com três aquisições, e Chile e Japão foram os únicos países não europeus, além dos Estados Unidos, que realizaram compras no Brasil.

Aquisições brasileiras no estrangeiro -As empresas brasileiras em janeiro de 2015 realizaram duas aquisições no exterior, uma na Colômbia e outra na Espanha movimentando aproximadamente BRL 42,06m.

Fusões e aquisições na América Latina -No primeiro mês do ano, o mercado transacional brasileiro foi o mais ativo da América Latina, seguidas pelas empresas mexicanas e chilenas, com 22 transações cada uma, e pelas empresas argentinas e colombianas, com 12 transações cada uma.

Venture Capital - O mês de janeiro de 2015 registrou um grande aumento no número de transações envolvendo Venture Capital, foram registradas 14 transações frente as 3 registradas em janeiro de 2014. Se comparamos este número com todos os meses do ano passado, esse valor perde apenas para maio e julho de 2015, quando foram registradas 15 transações.

Já em relação aos subsetores que mais atraíram investimentos, o ano de 2015 segue a tendência observada nos anos de 2014, 2013 e 2012, em que os subsetores mais ativos são Internet e Tecnologia, respectivamente.

Transação do mês - A transação destacada no mês de janeiro pelo TTR foi a aquisição realizada pela CDC Brasil de 100% do capital social da Network1 por BRL 160m. Participaram como assessores jurídicos desta transação os escritórios Basham Ringe y Correa; Brigard & Urrutia Abogados; Claro y Cía. Abogados; Demarest Advogados; Estudio Olaechea; e Derraik & Menezes Advogados, e como assessores financeiros EY Brasil e PwC Brasil Fonte: www.revistafatorbrasil.com.br Leia mais em revistameiofiltrante 26/02/2015

05 março 2015



0 comentários: