17 março 2015

Carrefour tem intenção de comprar redes regionais

Em entrevista à Revista Supermercado Moderno, em outubro do ano passado, Charles Desmartis, CEO do Carrefour no Brasil, afirmou que ficou impressionado com a qualidade das lojas e com o sortimento de marcas das redes regionais. O executivo contou na época que havido visitado algumas redes no Interior de São Paulo e que tinha muito o que aprender com elas.

Cinco meses após a conversa com Desmartis, a intenção de retomar as compras de redes regionais volta à tona. Segundo reportagem publicada no jornal O Estado de S. Paulo, fontes de mercado confirmam essa intenção e analisam que essa estratégia pode ser vista como uma forma de agilizar o cumprimento das metas de expansão.

O jornal O Estado de S. Paulo apurou que o Carrefour deverá se associar a redes regionais de peso, elevando sua participação aos poucos. O desafio, segundo um executivo do setor consultado pela reportagem, é não repetir os erros do passado. Nos anos 90, o Carrefour entrou na onda de aquisições do setor - comprou as fluminenses Rainha e Continental e as mineiras Planaltão e Mineirão -, mas a estratégia não rendeu frutos.

A empresa se desfez da maioria dos negócios. No entanto, lembram fontes, foi uma aquisição – a do Atacadão, em 2007 – que manteve a rede em pé nas dificuldades. O modelo do Atacadão, considerado vencedor no Brasil, deverá ser replicado em outros países. Deve ir parar até na matriz francesa.

Estilo mais agressivo

O "toque" de Abilio Diniz já está presente no dia a dia do Carrefour Brasil. Depois de se tornar dono de 10% da operação local em dezembro, o empresário indicou dois executivos para reforçar a equipe da companhia. Ao entrar na sociedade, Abilio Diniz criou um grupo de trabalho que tem a meta de tornar a operação mais agressiva. A ordem é melhorar a performance de cada loja, com base em pesquisas com consumidores que miram todo o tipo de insatisfação: com o atendimento, com a espera na fila dos caixas e com o sortimento de mercadorias.

Embora o empresário não participe diretamente da gestão da varejista, ele e o executivo Eduardo Rossi, da Península, braço de investimento da família Diniz, passaram a ocupar assento no conselho da companhia brasileira. Os executivos Antonio Ramatis, ex-Via Varejo, e Sylvia Leão, ex-Grupo Pão de Açúcar e BRF, foram contratados no mês passado pelo Carrefour e assumiram as áreas comercial e de marketing, respectivamente.

"O Carrefour já estava numa trajetória ascendente no Brasil", afirma o especialista em varejo Alberto Serrentino, da consultoria Varese. "E isso ainda sem o reflexo dessa mudança de gestão. Abilio e os novos executivos devem trazer mais agressividade ao negócio." Fonte: O Estado de S. Paulo Leia mais em sm 16/03/2015


17 março 2015



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