12 janeiro 2015

Shire fecha acordo para comprar NPS por US$5,2 bi

A Shire acordou a compra do grupo norte-americano NPS Pharmaceuticals por 5,2 bilhões de dólares, na maior aquisição já feita pela farmacêutica com sede em Dublin, conforme a companhia busca fortalecer sua posição no lucrativo segmento de medicamentos para doenças raras.

A aquisição dá sequência ao forte ritmo de negócios fechados no ano passado no setor farmacêutico, com as empresas disputando ativos promissores em meio a uma onda de novas drogas desenvolvidas por laboratórios de pesquisa. O presidente-executivo da Shire, Flemming Ornskov, disse à Reuters que continuará procurando mais negócios para fazer a companhia crescer como uma potência em biotecnologia.

A Shire vai pagar 46 dólares por ação da NPS, o que representa um prêmio de quase 10 por cento sobre o fechamento do papel na sexta-feira, afirmaram as duas empresas no domingo.

A investida não veio como uma grande surpresa, uma vez que a Shire foi ligada pela primeira vez à NPS em maio de 2014. Quando os planos da Shire para negociar sua venda à AbbVie desmoronaram em outubro, a Shire disse que poderia assumir um outro olhar para perspectivas de negócio anteriores e notícias sobre o interesse da Shire ressurgiram em meados de dezembro.

"Trata-se de crescimento e doenças raras, e isso se encaixa na nossa estratégia e nossa franquia", disse Ornskov.

A Shire espera que a transação exclusivamente em dinheiro contribua para seus lucros ajustados de 2016 em diante. A empresa acredita que pode alcançar uma economia de custos de cerca de 25 a 35 por cento das previsões de consenso para a base futura de custo operacional independente da NPS de 2017. (Por Ben Hirschler) Reuters  Leia mais em Bol.Uol 12/01/2015

12 janeiro 2015



0 comentários: