12 janeiro 2015

FUSÕES E AQUISIÇÕES: 97 TRANSAÇÕES REALIZADAS EM DEZEMBRO/14

No mês de dezembro a indústria de Fusões e Aquisições teve 97 negócios anunciados com destaque pela imprensa, envolvendo direta ou indiretamente empresas brasileiras de 26 setores - com um crescimento de 56,5%, em relação ao mês anterior. Este volume corresponde a um investimento estimado de R$ 36,3 bilhões, representando um crescimento de 18,6% em relação ao mês anterior.
Nos doze meses do ano, apurou-se uma queda de 6,7% no total das transações comparativamente ao mesmo período de 2013.
Os setores de TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI) e OUTROS  foram os mais ativos no mês de dezembro.
A operação de maior expressão envolve a confirmação pela  Oi do acordo para venda de ativos portugueses por 7,4 bilhões de euros.

Operações de Fusões e Aquisições divulgadas com destaque pela imprensa brasileira no decorrer do mês de DEZEMBRO de 2014.

ANÁLISE DO MÊS

Os 5 setores mais ativos responderam por 45,4% do total das operações.
Em dezembro/14, o segmento TI liderou com a realização de 15 transações representando 15% do total.


Apuradas 97 transações no mês de dezembro/14, em 26 setores da economia brasileira, registrando um crescimento de 56,5% em relação ao mês anterior ( 62 operações).


Constata-se um crescimento de 27,6% no comparativo do número de transações realizadas no mês de dezembro de 2014 em relação ao mesmo mês de 2013.
Já em relação aos doze meses de 2014, apuradas 733 operações, registra-se uma queda de 6,7% se confrontado com igual período de 2013,  quando foram realizadas 786 operações.

O mês de dezembro registrou o maior número de operações mensais realizadas nos últimos dois anos e meio.
Merece destaque também o significativo número de transações ( 10 ) relacionadas com reorganização societária, em que a incorporação de empresas teve como objetivo simplificar a estrutura societária, e com isso a redução de custos administrativos e operacionais.

TOP 5 - MAIORES TRANSAÇÕES EM VALOR em DEZEMBRO/2014

MAIORES - As maiores operações cujos valores foram divulgados pela imprensa estão relacionadas no TOP 5.  Destaque para a transação em que a Oi confirma acordo para venda de ativos portugueses por 7,4 bilhões de euros.
  • Conselho da Oi confirma acordo para venda de ativos portugueses por 7,4 bilhões de euros. A Oi confirmou na noite desta segunda-feira acordo para venda dos ativos portugueses da Portugal Telecom ao grupo europeu Altice por 7,4 bilhões de euros, mas a transação que marcará o fim abrupto da fusão das duas empresas ainda precisa ser aceita por acionistas do grupo português. A companhia brasileira divulgou ao mercado que seu conselho de administração finalizou "formalidades" sobre os termos para a venda dos ativos. 08/12/2014
  • Abilio Diniz acerta compra de 10% do Carrefour Brasil por cerca de 500 mi a 600 mi de euros, diz fonte.  A rede francesa de varejo Carrefour vendeu 10 por cento da sua subsidiária brasileira a Abilio Diniz por 1,8 bilhão de reais, em transação que marca o retorno do empresário ao varejo supermercadista após sua saída do arquirrival Grupo Pão de Açúcar no ano passado. 18/12/2014
  • Advent compra Allied por 1 bilhão. O fundo de private equity Advent comprou o controle da Allied, maior distribuidora de celulares e câmeras digitais do Brasil. O processo de venda da empresa foi noticiado por EXAME em novembro. O Advent, que aceitou pagar cerca de 1 bilhão de reais.17/12/2014
  • Japonesa Mitsui & Co compra 15% dos ativos mineiros da Vale em Moçambique. O grupo japonês 'Mitsui & Co' vai pagar cerca de 364,3 milhões de euros à brasileira Vale por uma participação de 15% nos ativos mineiros da empresa em Moçambique, avança hoje o diário japonês 'Nikkei’. Segundo o jornal económico, a 'Mitsui & Co' deverá igualmente adquirir metade da participação de 80% da empresa no Corredor Logístico de Nacala, um empreendimento ferroviário e portuário que tem em vista o escoamento de 18 milhões de toneladas de carvão por ano, através de uma linha férrea que liga Tete ao porto de águas profundas de Nacala-a-Velha. 06/12/2014
  • Pátria e Blackstone compram quatro edifícios comerciais no Rio. A gestora Pátria Investimentos e a americana Blackstone fecharam a aquisição de quatro prédios comerciais no Rio de Janeiro, por R$ 700 milhões. Cada uma das empresas pagou 50% do valor dos edifícios, que eram geridos por um fundo imobiliário do Opportunity. Os edifícios Visconde de Inhaúma Corporate e São Bento Corporate estão localizados no centro do Rio, enquanto os edifícios Americas Corporate (Torres 3 e 4) e o Península Corporate ficam na Barra da Tijuca. 19/12/2014
  • Rede D'Or compra mais dois hospitais. A Rede D’Or fechou a compra de mais dois hospitais. Como EXAME antecipou em sua última edição, um deles é o Villa Lobos, no bairro paulistano da Mooca. O outro é o o Hospital Sino-Brasileiro, localizado na cidade de Osasco. As aquisições custaram cerca de 700 milhões de reais à D’Or e foram submetidas à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). 19/12/2014
SUMÁRIO DOS DESTAQUES DO MÊS - FUSÕES E AQUISIÇÕES 
A ordem da relação das transações de Fusões e Aquisições segue a data em que foram divulgadas pela imprensa e postadas no blog fusoesaquisicoes.blogspot.com. e podem ser localizadas nos endereços abaixo.

DESTAQUES DA:
DESTAQUES DO MÊS ANTERIOR
M&A - QUEM, O QUÊ, QUANDO, QUANTO, COMO e POR QUÊ 
 A pesquisa FUSÕES E AQUISIÇÕES - DESTAQUES DO MÊS tem o propósito de captar o “clima” do mercado das operações de Fusões e Aquisições bem como sinalizar suas principais tendências. Trata-se da compilação de notícias visando tornar mais acessíveis e conhecidos os negócios de fusão, aquisição e venda realizados entre empresas com atuação no Brasil. Todas as informações sobre os negócios citados no presente relatório são obtidas a partir de notícias consideradas confiáveis publicadas pela imprensa e divulgadas no “estado" pelo blog FUSOESAQUISICOES.BLOGSPOT http://fusoesaquisicoes.blogspot.com.br , não sendo feita qualquer verificação quanto à sua veracidade, precisão ou integridade do conteúdo. Sempre que possível, serão mencionados os nomes dos compradores – investidor estratégico ou fundos de private equity, dos vendedores, a tese de investimento e principais “value drivers”, o valor da transação, forma de pagamento, múltiplos praticados (Valor da Empresa/EBITDA, Valor da Empresa/Receita) etc. Muitas vezes a notícia não é clara a respeito dos valores/forma de pagamentos e respectivos múltiplos. É bem-vinda toda e qualquer contribuição para tornar as informações mais precisas e transparentes.

12 janeiro 2015



0 comentários: