25 janeiro 2015

Anheuser-Busch InBev compra outra cervejaria artesanal

A Anheuser-Busch InBev comprou mais uma cervejaria artesanal nos EUA — sua quarta aquisição num segmento que já representa 14% do consumo americano.abi

O alvo desta vez foi a Elysian Brewing Co., de Seattle.

O preço não foi divulgado.

A estratégia da ABI, como a empresa é conhecida, é uma reação ao consumo crescente de cervejas artesanais em detrimento de marcas estabelecidas como a Budweiser e a Stella Artois.

Aliás, de acordo com o The Wall Street Journal, quatro das cinco maiores marcas de cerveja nos EUA tiveram queda de volume no ano passado, enquanto o número de cervejarias artesanais nos EUA dobrou em 10 anos para mais de 3 mil. Um típico bar norte-americano oferece hoje cerca de 10 cervejas; há uma década, havia no máximo quatro.

Em 2011, a AB InBev comprou a Goose Island, de Chicago. No ano passado, comprou a 10 Barrel Brewing Co., do Oregon, e a Blue Point Brewing Co., de Nova York. (Juntas, essas três produzem cerca de 0,25% do consumo dos EUA).

homerNuma entrevista ao Journal no fim de dezembro, o ex-presidente da Ambev e atual presidente da ABI na América do Norte, Luiz Fernando Edmond, admitiu que a companhia “entrou tarde no jogo” da cerveja artesanal. “Demorou mais do que deveria para a gente reconhecer as tendências,” disse ele, acrescentando que “não vai ser surpresa” se a ABI comprar mais cervejarias.

De acordo com a Beer Marketer’s Insights, a fatia de mercado da ABI nos EUA hoje é de cerca de 46% – há dez anos, era 50%.

Dados da indústria mostram que, desde 2013, os americanos já bebem mais ‘craft beers’ do que Budweiser.  Por Geraldo Samor Leia mais em Veja 23/01/2015


25 janeiro 2015



0 comentários: