30 novembro 2014

Com cloud, serviços de TI crescem bem mais que o PIB do Brasil

O mercado de serviços de TI apresentou crescimento de 8,7% no período compreendido entre o segundo semestre de 2013 e o primeiro semestre de 2014, na comparação com os últimos 12 meses, revela estudo da IDC Brasil. Para Renato Rosa, analista sênior de pesquisas da consultoria, considerando a instabilidade econômica, a inflação, o carnaval tardio, a Copa do Mundo e as incertezas com o período eleitoral, foi um bom desempenho.

"Os serviços de TI vêm apresentando taxas de crescimento de 3 a 4 vezes superiores às do PIB Brasil, mostrando a disposição dos players em atender às demandas", diz. Para compensar os feriados, por exemplo, vários fornecedores anteciparam seus pipelines de vendas e investiram ainda mais em ferramentas de automatização de processos, como forma de aprimorar a qualidade e a rentabilidade nos contratos.

"O mercado continua forçando a redução de preços, e cada vez cobra mais agilidade e a entrega de projetos rápidos e inovadores. Essa tendência gera uma demanda crescente por serviços na terceira plataforma", diz Rosa. "O futuro da TI está ligado às soluções de cloud computing, mobility, big data e social", afirma. Segundo ainda o analista sênior de pesquisas da IDC Brasil, o primeiro semestre de 2014 também foi fértil em termos de aquisições e fusões, mostrando que cada vez mais as empresas irão focar nas suas atividades, no que têm e oferecem de melhor, visando maior eficiência e rentabilidade.

Os setores de saúde e agrobusiness se destacaram pelo aumento do interesse e nível de maturidade em relação a soluções de serviços de TI. Para o próximo ano, a perspectiva da IDC Brasil é otimista. "Passado o período de incertezas políticas, acreditamos que teremos um período bastante promissor", completa Rosa. Publicação: 28/11/14 Convergência Digital Leia mais em Sisnema 28/11/2014


30 novembro 2014



0 comentários: