22 novembro 2014

3 motivos que levam um empresário a vender sua empresa

Nem sempre a venda de uma empresa ou negócio está relacionada a fatores negativos, como falência, briga entre sócios, problemas de saúde ou, simplesmente, a desistência do dono acerca do empreendimento. No post de hoje, vamos apresentar 3 fatores que podem levar um empresário a vender sua empresa. Confira

Nem sempre a venda de uma empresa ou negócio está relacionada a fatores negativos, como falência, briga entre sócios, problemas de saúde ou, simplesmente, a desistência do dono acerca do empreendimento.

A venda, em questão, pode significar o extremo oposto, configurando-se como oportunidade única de crescimento dentro do mundo empresarial e maior rentabilidade no mercado, ou mesmo a possibilidade de capitalizar os anos investidos em um negócio respeitado e reconhecido.

No post de hoje, vamos apresentar 3 fatores que podem levar um empresário a vender sua empresa. Confira!

Lucro garantido

Depois de trabalhar por anos no mesmo ramo, ter adquirido uma rede considerável de clientes e firmado a identidade da sua marca, você tem credibilidade e capital mais do que razoáveis para alavancar seu empreendimento através de uma fusão.

Caso seu negócio não tenha mais para onde crescer, ou se atingiu o teto em termos de rentabilidade, fundí-lo com uma grande empresa ou marca pode significar lucros líquidos ainda maiores e mais garantidos ao fim do mês. Afinal, essa é uma alternativa que favorece a todos.

Por exemplo: a marca parceira se beneficia do seu ponto e você é beneficiado por uma margem maior de investimentos originados de novos patrocinadores envolvidos na fusão.

Mudança de áreas

De vendedor de carros a vendedor de seguros, corretor de imóveis a gerente de loja. Quem nunca conheceu um empreendedor que já transitou por várias áreas, e repletos de boas histórias para contar? Culpa do chamado “espírito aventureiro”, que faz parte do perfil da maioria dos homens de negócios que deram certo.

Quando começa a aparecer um certo grau de insatisfação em relação à sua empresa ou com os rumos que seus negócios tomaram, é sinal de que uma mudança é bem-vinda na forma de novos desafios, como apostar no nicho de mercado do momento ou mesmo mudar de cidade, caso já tenha atingido um nível tal de saturação.

No entanto, toda mudança de mercado deve ser estudada com cautela e bastante critério.

Necessidade de capitalizar

A necessidade de capitalização pode surgir por diversos motivos, como os pessoais, que implicam desde falta de tempo para conduzir mais de perto o negócio, até a simples aposentadoria. No último caso, uma empresa bem estabelecida no mercado — e que já tenha logrado fechar seus balancetes sempre no azul — se torna automaticamente um ótimo projeto de aposentadoria para seu dono.

Diante disso, a venda é satisfatória para ambos os lados: para o dono, que recebe o dinheiro em mãos para aproveitar a sua merecida aposentadoria, e para o comprador, que tem a chance de embarcar num empreendimento bem-sucedido e expandí-lo.

Acima de tudo, quando for vender sua empresa, lembre-se que, embora “razões pessoais” não precisem ser tão evidenciadas, é necessário ser bastante transparente quanto à saúde financeira dela, para não ludibriar potenciais compradores.

Não há nada de mal nesse processo, que pode ser o reinício de outra trajetória de sucesso pessoal e empresarial. Jenner Roberto, Leia mais em Administradores 21/11/2014

22 novembro 2014



0 comentários: