09 outubro 2014

Baidu compra Peixe Urbano

O Baidu anunciou a compra do Peixe Urbano por um valor não revelado nesta quinta-feira, 09.

A aquisição é mais um passo da expansão no Brasil do grupo, conhecido como Google chinês por ser o maior buscador do país (o que faz dele o segundo maior do mundo), mas que na verdade tem um foco bem maior do que buscas.

Em nota, o Baidu disse que espera adicionar “capital e conhecimento tecnológico” para fazer do Peixe Urbano “uma das principais empresas de internet do país”.

A empresa adianta ainda que a ideia é “desenvolver com maior velocidade parcerias com fornecedores de serviços que resultem em recursos avançados para nosso buscador em língua portuguesa”

No Brasil, o Baidu tem cerca de 50 milhões de usuários, e o Peixe Urbano, 25 milhões. Estimativas de analistas apontam que o Peixe Urbano fatura na faixa dos R$ 350 milhões anuais.

O Baidu iniciou as operações no Brasil em novembro de 2013, quando estrearam por aqui uma série de produtos, dos quais os que tiveram maior repercussão foram o software antimalware Baidu Antivirus e o otimizador de performance PC Faster.

Outros menos cotados foram o portal de notícias, jogos, música e redes sociais Hao123 e o Spark Browser, um navergador open source com opção de download de arquivos e torrents.

O namoro evoluiu em junho, quando a empresa lançou a versão brasileira do buscador e anunciou investimentos de R$ 120 milhões no país nos próximos três anos, incluindo um centro de pesquisa e desenvolvimento que será o sétimo da companhia no mundo, depois de três na China, um nos Estados Unidos, um em Cingapura e outro no Japão.

Os anúncios foram feitos em meio à fanfarra de uma série de 32 acordos de cooperação entre Brasil e China anunciados durante uma cúpula entre dirigentes dos dois países em Brasília.

Agora é ver que papel o Peixe Urbano pode ter na operação brasileira da Baidu. O site é um sobrevivente da leva de portais de compras coletivas de 2010, nicho no qual chegou a ser um dos líderes de mercado no país.

Com a falência do modelo de negócios de compras coletivas, a empresa vendeu suas operações no  Argentina, no Chile e no México em 2012 e passou a focar o mercado brasileiro, sendo um portal de ofertas.

No final de 2012, o site anunciou o lançamento de uma agência de viagens, a Peixe Urbano Viagens.
Além disso, a empresa comprou o site Zuppa, que permite fazer reservas online em restaurantes, e o site O Entregador, especializado em entregas de comida.

A estratégia da empresa, no entanto, parece ser ainda um trabalho em progressão: menos de um ano depois de comprar O Entregador, o Peixe Urbano vendeu o negócio para a multinacional de delivery online HelloFood. Maurício Renner | Leia mais em Baguete 09/10/2014


09 outubro 2014



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