25 setembro 2014

Alibaba faz maior IPO do mundo após venda adicional de ações

A oferta pública inicial de ações do Alibaba Group Holding é agora a maior do mundo, com 25 bilhões de dólares levantados após o gigante de e-commerce e alguns de seus acionistas terem vendido ações adicionais.

A expressiva demanda fez com que a operação, conhecida como IPO na sigla em inglês, levantasse inicialmente 21,8 bilhões de dólares e, em seguida, fizesse as ações do Alibaba subirem 38 por cento em sua estreia na bolsa, na sexta-feira.

Isso levou os subscritores a exercer uma opção de venda de 48 milhões de ações adicionais, disse uma fonte com conhecimento direto do negócio.

O IPO superou o recorde mundial estabelecido anteriormente pelo Banco Agrícola da China em 2010, quando o banco levantou 22,1 bilhões de dólares.

Sob a opção, o Alibaba acordou a venda de 26,1 milhões de ações adicionais e o Yahoo de 18,3 milhões, o que rendeu às duas empresas 1,8 bilhão e 1,2 bilhão de dólares extras, respectivamente.

Jack Ma, do Alibaba, acordou a venda de 2,7 milhões de ações adicionais e o co-fundador da empresa Joe Tsai acordou a venda de mais 902.782 ações, de acordo com o prospecto.

A fonte não quis ser identificada pois os detalhes da venda adicional ainda têm de ser oficializados. O Alibaba se recusou a comentar.

Citigroup, Credit Suisse, Deutsche Bank, Goldman Sachs, JPMorgan Chase & Co e Morgan Stanley atuaram como bancos coordenadores do IPO.

O Rothschild foi contratado como assessor financeiro independente do Alibaba no negócio. (Por Elzio Barreto) Reuters | Leia mais em Info.abril 22/09/2014

25 setembro 2014



0 comentários: