19 agosto 2014

Google usa teste da escova de dentes para compra de empresas

"Isso é algo que eu vou usar uma ou duas vezes por dia e que vai fazer minha vida melhor?"

Larry Page, CEO do Google, só permite a compra de alguma outra empresa depois de aplicar o "teste da escova de dentes". A avaliação consiste em responder uma pergunta bem simples: "isso é algo que eu vou usar uma ou duas vezes ao dia e que vai fazer a minha vida melhor?".

Ao invés de consultar bancos de investimentos na hora de realizar compras, Larry vai olhar potenciais negócios em estágios iniciais. Quem revela isso é Donald Harrison, vice-presidente de desenvolvimento corporativo do Google. "Banqueiros podem ajudar, mas eles não estão necessariamente no centro da discussão", explicou ele.

Isso significa que, para ser vista por Page como um bom investimento, uma empresa não precisa exatamente apresentar lucros no presente, mas é essencial que ela seja, de alguma forma, útil no longo prazo.

Esse método inusitado traz bons frutos para a comopanhia. A Nest foi comprada no início do ano por 3,2 bilhões de dólares e apesar das vendas atuais da fabricante de termostatos serem só "uma gota no oceano de lucros do Google, segundo o New York Times, o negócio permitiu que a empresa de tecnologia entrasse em um mercado de dispositivos conectados à web que antes não teria como.

Apesar de tudo, gigantes também erram. Em 2010, o Google comprou, sem o aconselhamento de bancos, a empresa de aplicativos Slide. Um ano mais tarde, ela foi fechada. Com informações da Exame. Leia mais em Administradores 19/08/2014

19 agosto 2014



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