03 julho 2014

Qualcomm compra Wilocity, líder em tecnologia gigabit wireless

A Qualcomm deverá oferecer em breve chipsets multi-gigabit wireless baseados no padrão WiGig para uso em dispositivos móveis


A Qualcomm confirmou nesta quarta-feira que está concretizando a compra da empresa israelense Wilocity, líder no desenvolvimento de chipsets wireless de 60 GHz baseados no padrão IEEE 802.11ad, conhecido pela sigla WiGig®. A tecnologia permite implementar conectividade multi-gigabit wireless em dispositivos móveis, como smartphones e tablets, dando-lhes capacidade transferir streaming de vídeo 4K e grandes volumes de dados quase instantaneamente.

A empresa também anunciou hoje o lançamento de uma família de plataformas tri-band que combinam as soluções Atheros (Qualcomm), Wi-Fi® e WiGig para aumentar significativamente a performance de aplicações wireless. A primeira plataforma tri-band tem design de referência baseado no processador Qualcomm® Snapdragon™ 810, a primeira plataforma mundial móvel a suportar WiGig para permitir aplicações como streaming de vídeo 4k e compartilhamento de grandes volumes de dados entre dispostivos em segundos.

O valor da transação não foi divulgado, mas em meados de maio as especulações sobre a compra calculavam o valor da operação em 300 milhões de dólares.

A compra deverá dar impulso ao padrão WiGig IEEE 802.11ad. Segundo a Qualcomm, a tecnologia de 60 GHz traz velocidades multi-gigabit para os dispositivos móveis com melhor uso da energia, o que atende os desafios das aplicações de próxima geração. Com a integração da WiGig nas suas plataformas móveis a Qualcomm promete dispositivos móveis com acesso praticamente instantâneo à nuvem e, com isso, menos sobrecarga à rede celular.

A tecnologia 60 GHz complementa o Wi-Fi tradicional com zonas de conectitividade ultra-high-speed. A plataforma tri-band Wi-Fi do Qualcomm Atheros integra a performance multi-gigabit do padrão 802.11ad (WiGig) operando no espectro de banda de 60 GHz, com o padrão 802.11ac, que opera com banda de 5 GHz, e o padrão 802.11b/g/n na banda de 2,4 GHz. "Quando combinados, os padrões  11ad e 11ac criam a solução wireless mais poderosa e  eficiente do mercado", diz a companhia.

“A WiGig terá um papel importante na estratégia da Qualcomm de oferecer smartphones, tablets e recursos computacionais cada vez mais sofisticados para suportar aplicações de alta velocidade como vídeo 4K”, disse Amir Faintuch, presidente da divisão Qualcomm Atheros. Leia mais em computerworld 02/07/2014

03 julho 2014



0 comentários: