03 julho 2014

Dow fecha acordo para adquirir a paranaense Coodetec

A Dow AgroSciences, subsidiária da empresa química americana The Dow Chemical Company, informou ontem que fechou um acordo para adquirir a Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola (Coodetec), que atua no segmento de sementes e tem sede no município de Cascavel, no Paraná.

Conforme a companhia, a transação "inclui o banco de germoplasma da Coodetec, entre outros ativos necessários para a operação de sementes". O negócio está sujeito a algumas condições, dentre elas a aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), mas a expectativa da Dow é que a operação seja concluída no quarto trimestre de 2014. O valor do acordo não foi revelado.

Criada em 1995, a Coodetec absorveu os trabalhos e o acervo genético que começaram a ser desenvolvidos 21 anos antes pelo departamento de pesquisa da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar). Hoje, a Coodetec é formada por 32 cooperativas do país e mantém estudos voltados para o lançamento de novas variedades de soja, trigo e híbridos de milho. Em sua página na internet, a cooperativa diz que "nasceu da preocupação dos agricultores em desenvolver estrategicamente suas próprias tecnologias e cultivares", para "reduzir o grau de dependência do governo e grandes capitais internacionais que visam exclusivamente seu lucro".

Uma fonte a par do tema disse que a Coodetec chegou a ter forte atuação no Brasil, especialmente em soja. Entretanto, com o avanço dos transgênicos, a empresa perdeu participação nesse mercado e suas atividades ficaram mais restritas ao Sul do país. Nos últimos anos, a Coodetec firmou parcerias para o uso de tecnologias de outras empresas da área de sementes geneticamente modificadas, caso da Monsanto - e ainda é uma incógnita como ficarão esses acordos, caso o negócio com a Dow seja aprovado.

Por outro lado, a cooperativa veio conquistando mais espaço no mercado de trigo (inclusive nos países do Mercosul) e manteve expressão no segmento de milho, lembrou a mesma fonte. Procurada, a Coodetec não se pronunciou.

A transação anunciada ontem não foi a primeira fechada entre Coodetec e Dow. Em 2008, a múlti adquiriu a unidade de produção de sementes de milho híbrido da cooperativa em Paracatu (MG). A planta, que incluía instalações para recepção e secagem do grão, era vizinha de uma unidade que a empresa americana já tinha no município mineiro. A Coodetec conta ainda com filiais em Palotina e Goioerê (PR), Rio Verde (GO), Primavera do Leste (MT), além de áreas de pesquisa em diferentes regiões do Brasil.

Em nota, a Dow AgroSciences disse que o Brasil é um de seus mercados prioritários e que o negócio de sementes está ganhando importância para a companhia no país. "Com a assinatura do acordo, a Dow AgroSciences confirma a estratégia da empresa no Brasil de avançar no desenvolvimento de seu programa de soja, reforçar a posição da companhia no mercado de milho e entrar no mercado de sementes de trigo".

Sediada em Indianapolis, no Estado de Indiana, a Dow AgroSciences registrou um faturamento global de US$ 7,1 bilhões em 2013. Leia mais em suinoculturaindsutrial 03/07/2014


03 julho 2014



0 comentários: