31 maio 2014

Nokia faz primeira aquisição após vender unidade de telefonia móvel à Microsoft

A Nokia realizou sua primeira aquisição desde que vendeu parte de seu negócio de telefonia móvel à Microsoft, em setembro do ano passado. Segundo informa o blog de tecnologia TechCrunch, a companhia adquiriu a Desti, startup de mapeamento resultante da separação (spin-off) da SRI International, empresa responsável pela criação do assistente de voz da Apple, Siri. A compra, cujo valor não foi revelado, é uma medida estratégica da fabricante finlandesa de expandir seu serviço de mapas e localização Here.

Como parte do acordo, a tecnologia da Desti será incorporada à plataforma Here, da Nokia, com o objetivo de adicionar uma pesquisa mais personalizada ao serviço. Por outro lado, o aplicativo criado pela startup, que usa inteligência artificial e processamento de linguagem natural para ajudar viajantes a encontrar o que procuram, será descontinuado dentro dos próximos 90 dias.

"A tecnologia da Desti vai muito além de mapas", disse Don Zereski , vice-presidente de pesquisa e descoberta do Here. "Ela permite que os usuários descubram informações de uma forma mais intuitiva", complementou, ressaltando que a forma como a Desti compila dados em torno da linguagem natural facilitará o mecanismo de pesquisa da plataforma Here.

Atualmente, o serviço Here é uma parte relativamente pequena da operação da Nokia. No primeiro trimestre, o Here somou receita de US$ 284 mil, queda de 3%, comparada ao mesmo trimestre do ano anterior, e representou menos de 10% da receita líquida total da Nokia, que somou US$ 3,7 milhões no período. Leia mais em tiinside 30/05/2014

31 maio 2014



0 comentários: